ERASMUS+ KA1 - Projeto Sucesso em Rede-Network of Success
O Agrupamento de Escolas de Santo André continua em movimento na aprendizagem ao longo da vida, através do projecto SUCESSO EM REDE iniciado em 2014.
No início do seu 2º. ano, o nosso projecto realizou 6 formações e levou 15 elementos do staff, entre setembro e novembro a Florença, Kiel, Sicília, Ljubjana, Assen e Piraeus.
Em Florença, três professoras da equipa do projecto frequentaram o curso “European Project Planning” com o objectivo de aumentar as competências dos participantes na criação de projetos europeus. Seguiu-se uma mobilidade de ensino de curta duração, na “Ricarda-Huch-Schule” em Kiel, Alemanha, onde duas professoras observaram e lecionaram Inglês e Francês num contexto europeu.
No início do seu 2º. ano, o nosso projecto realizou 6 formações e levou 15 elementos do staff, entre setembro e novembro a Florença, Kiel, Sicília, Ljubjana, Assen e Piraeus.
Em Florença, três professoras da equipa do projecto frequentaram o curso “European Project Planning” com o objectivo de aumentar as competências dos participantes na criação de projetos europeus. Seguiu-se uma mobilidade de ensino de curta duração, na “Ricarda-Huch-Schule” em Kiel, Alemanha, onde duas professoras observaram e lecionaram Inglês e Francês num contexto europeu.
Em outubro, participaram numa formação em gestão de conflitos e multiculturalismo no combate à indisciplina “Teenager Behaviour Disorder and Multicultural Teaching”, uma professora e uma assistente operacional, na Sicília; Os objetivos desta formação visaram levar os participantes a reflectirem sobre o comportamento menos próprio de alguns jovens, fornecendo-lhes pistas e materiais para estudarem os enigmas que envolvem a problemática da adolescência, tudo isto assente na plataforma da multiculturalidade. No mesmo mês, dirigiram-se para Ljubljana, capital da Eslovénia, um elemento da direção e a coordenadora do 1º. Ciclo para uma formação sobre Educação Pré-Escolar “Childhood Care and Education”; O curso proporcionou a oportunidade de visitar várias escolas públicas, dentro e fora da capital, tanto com turmas regulares como destinadas a alunos com necessidades educativas especiais.
Em novembro demandaram em direcção a Assen, Holanda, duas professoras, que frequentaram uma formação que tinha como principais objetivos, o estudo de metodologias inovadoras para o combate ao abandono escolar e de motivação para a aprendizagem ao longo da vida “Innovative Methods for Reducing early School Learning”. Os trabalhos foram desenvolvidos com recurso a metodologias muito diversificadas, que incluíam não só interações entre os participantes, como também entre estes e representantes das entidades locais. Na Grécia, Piraeus, estiveram três professores e uma assistente operacional numa formação “Intercultural Competences” que pretendia desenvolver capacidades de interação com minorias e técnicas de resolução de conflitos, tema profundamente atual na Europa, podendo de alguma forma contribuir para mudanças nas práticas do agrupamento, sobretudo no acolhimento e encaminhamento de alunos estrangeiros ou de minorias étnicas, combatendo o abandono escolar e promovendo a integração na sociedade e o sucesso escolar.
Termina aqui a fase de mobilidades, seguindo-se as disseminações e a Oficina de Formação “Ser”, a iniciarem em janeiro.
Termina aqui a fase de mobilidades, seguindo-se as disseminações e a Oficina de Formação “Ser”, a iniciarem em janeiro.
Desde outubro que é ministrado o Curso de Aprofundamento do domínio da Língua inglesa, na Escola sede do agrupamento, para participantes e candidatos a participar nas mobilidades; A turma conta com 22 elementos do staff, entre assistentes operacionais/administrativos e docentes do agrupamento.
Esteve no espaço Visualmente, uma mostra de alguns dos momentos significativos da mobilidade “Teenager Behaviour Disorder and Multicultural Teaching” e durante esta semana momentos da mobilidade "Intercultural Competences"
Este projeto inserido no programa , é financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente os autores, não sendo a Agência Nacional do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que dela possa ser feita.
A equipa do projecto
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