Balanço Global
1. Preparação
O projeto Sucesso em Rede surgiu da necessidade de responder a um conjunto
diversificado de problemas, previamente identificados no Agrupamento. Os
problemas identificados foram cruzados com as necessidades de formação
identificadas pelo staff, através de questionário lançado, no 1º período de
2013.
Problemas identificados:
1)
Dificuldade
de integração de alguns alunos
2)
Desmotivação
e desinteresse dos alunos pela vida escolar
3)
Falta de
envolvimento dos encarregados de educação, especialmente dos alunos mais
problemáticos
4)
Desmotivação
dos professores devido à sobrecarga das suas funções
Áreas de intervenção:
1. Abordagem criativa dos currículos na prevenção do insucesso e do
abandono escolar precoce
2. Metodologias inovadoras e
motivadoras na prevenção do insucesso e do abandono escolar precoce
3. Gestão de conflitos e combate
à indisciplina
4. Qualidade no ensino
pré-escolar e 1º ciclo
5. Envolvimento das famílias na
promoção do sucesso escolar dos alunos
6. Competências pessoais do
professor para uma melhor prática pedagógica
7. Inclusão e multiculturalismo
Assim, o objetivo deste projeto foi o de envolver uma diversidade de
participantes nas mobilidades e em diversas atividades. Participaram docentes
de todos os ciclos e do ensino regular e profissional, repartidos por doze
disciplinas; elementos da direção; assistentes operacionais e assistentes administrativos.
As atividades repartiram-se por cursos estruturados, job-shadowing e missão
ensino. Esta diversidade facilitou a criação de uma rede que promove o sucesso escolar,
nomeadamente melhores resultados nos alunos e maior satisfação no staff.
2. Mobilidades
As mobilidades
iniciaram-se em outubro de 2014 e terminaram em dezembro de 2015, num total de
39 repartidas em 15 fluxos e direcionadas para dez países.
A maioria das
mobilidades foi realizada no primeiro ano do projeto, num total de nove e estiveram
igualmente repartidas pelos três períodos escolares. No ano 2015/16
realizaram-se as seis restantes mobilidades, todas durante o primeiro período.
A todos os
participantes foi dada creditação, pelo Europass Mobilidade e aos docentes tiveram
acesso também ao Certificado Individual de Creditação pelo Conselho Científico
Pedagógico da Formação Contínua.
3. Curso de Língua inglesa
Ao longo dos dois anos do projeto Sucesso em Rede, facultou-se a
aprendizagem (1º. Ano) e aprofundamento (2º. Ano) da língua inglesa; este
último sob a forma de curso, com a designação “Comunicar em Inglês”, com a
atribuição de créditos aos seus vinte formandos, professores, assistentes
operacionais e assistentes administrativos. Da avaliação dos formandos ressalta
a vantagem e interesse de continuidade de formação neste domínio e do excelente
trabalho da formadora.
4. Disseminação
Geral:
Das mobilidades de formação elaboraram-se vários
relatórios; realizaram-se sessões de divulgação, sob a forma de apresentações/ workshops (ver quadro anexo) a alunos, professores, assistentes
administrativos e assistentes operacionais; exposições; divulgação das
atividades na Newsletter, facebook e
blogue do Agrupamento; divulgação no Rostos on-line e site da CMB; Realização da Oficina de Formação “Metodologias
e Ferramentas para o sucesso escolar nas escolas europeias” e conferência final
do projeto “Os programas europeus e o sucesso escolar”.
Oficina de Formação:
A oficina, creditada pelo Conselho Científico de
Braga, foi aberta às escolas do concelho e contou com 28 formandos. As
temáticas, repartidas por seis sessões, corresponderam a outras tantas
categorias de problemas do agrupamento. Esta oficina teve como objetivos fazer
chegar mais longe as aprendizagens obtidas nas trinta e nove mobilidades
realizadas ao longo do projeto, e, abrir caminho a uma maior implementação das
metodologias / ferramentas promotoras do sucesso escolar. Os materiais
fornecidos nas sessões assim como os exercícios práticos e as discussões,
permitiram uma reflexão conjunta profícua para mudanças a implementar em diversos domínios (disciplinar, didático,
formativo, regulamentar, organizacional e colaborativo).
Conferência:
A conferência contou com oradores do Agrupamento
de Escolas de Santo André e com oradores exteriores, nomeadamente do
Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, C. F. P. B. M., Agência Nacional
Erasmus+ e Ministério da Educação. Como convidados, tivemos representantes da
Associação de Pais, professores e alunos do AESA, Politécnico de Setúbal, e
CMB. Ficam registadas algumas notas, nomeadamente a importância da formação em
instituições europeias e internacionalização do agrupamento, a crescente
dimensão europeia, aumento de competências linguísticas- culturais-sociais;
igualmente referiu-se a necessidade de criar mecanismos de medição do impacto
deste tipo de projetos. O evento contou igualmente com dois momentos
musicais, que de forma simbólica e lúdica, nos foram presenteados por alunos do
nosso agrupamento, do 1º ciclo e por alunos do ensino secundário. Estiveram
igualmente envolvidos, na tarefa de receção, uma equipa de alunos do Curso
Vocacional de Técnicos de Receção.
Exposição final:
Esta atividade, patente até final de julho, é uma mostra da diversidade das
mobilidades: pelos cursos, participantes, instituições de formação e países
recetores.
Em todas as atividades de disseminação existe um elo comum que é o da
partilha das boas práticas europeias; as referidas atividades constituem no seu
todo a semente para novos projetos, e como exemplo, dois projetos europeus
foram apresentados, assim como um a nível de agrupamento.
Por outro lado, as disseminações no seu conjunto, aproximaram os diversos
elementos do staff.
5. Análise SWOT
S/ forças: Os professores,
assistentes administrativos e assistentes operacionais tiveram a oportunidade
de desenvolver uma maior abertura para outros países europeus, culturas
e línguas estrangeiras; Aceitar e respeitar o diferente; Melhorar a sua
atividade profissional com métodos inovadores e criativos; Aumentar a motivação e a satisfação no desenvolvimento da sua atividade
professional; Promover o
reconhecimento formal das competências adquiridas pela formação realizada no
estrangeiro; Sentir-se motivados para promover/participar em outros projetos
europeus, fomentando o empreendedorismo.
W/ fragilidades: O 1º ano de um novo programa (Erasmus+ 2014-2020)
foi difícil ao nível da documentação inerente ao projeto; da aprovação tardia e
consequente assinatura de contrato com a atribuição de verba tardia para o
arranque das primeiras mobilidades; da gestão financeira; do cancelamento de
cursos por vontade alheia à equipa do projeto e necessidade de reformulação
daquele; As apresentações/ workshops
estiveram concentradas no final de cada ano letivo, nomeadamente em junho e
julho de 2015 e 2016, com algum distanciamento relativamente à data da
mobilidade; o número de presenças tive uma expressão relativamente baixa,
quando dirigida ao agrupamento no seu todo;
O/ oportunidades: Os professores têm competências acrescidas para aplicar e disseminar as boas práticas aprendidas noutras
escolas da Europa, melhorando a qualidade do ensino; implementar métodos
inovadores aprendidos no que respeita à gestão do stress no trabalho; A realização deste projeto contribuiu para a aprendizagem ao longo da vida de todos os
envolvidos, baseada no conhecimento e no respeito pelo outro, possibilitando
uma reação de sucesso em cadeia.
T/ ameaças: Os currículos teóricos e extensos de algumas
disciplinas; a “corrida” em torno das metas, dificultando uma maior aplicação
de metodologias inovadoras as quais exigem tempo extra de preparação e
aplicação; o perfil dos alunos de algumas turmas, caracterizado pela ausência
de regras facilitadoras de uma eficiente aprendizagem.
FIM
EQUIPA COORDENADORA DO PROJETO SUCESSO EM REDE – ERASMUS+
2014-2016
Diretora
Arlete Cruz
Professora
Idalina Le Forestier, Professora Laura
Maria, Professora Rosário Santos
ANEXO
1- Apresentações / Workshops em 2014/15
Data
|
Público alvo
|
Tema
|
Localidade/ país
|
15.05.15
08.06.15
|
Alunos,
professores
|
Competências pessoais do professor
para uma melhor prática pedagógica
“Professional Communication
Skills”
|
St. Julian -27 a 31
out. 2014
Malta
|
28.01.15
16.07.15
|
Professores do 1º.
Ciclo
|
Abordagem criativa dos currículos
“Stimulating Creativity -
Cooperative Learning”
|
Madrid – 10 a 14 nov.
2014
Espanha
|
06.06.15
|
Alunos
|
Competências pessoais do professor para uma
melhor prática pedagógica
“
New teachers for new competences: Entrepreneurship, network and
communication”
|
Piraeus – 2 a 6 março
2015
Grécia
|
23.06.15
|
Todos
|
Metodologias inovadoras e motivadoras
“Enhancing Students’ Motivation
through Inquiry – Based Learning”
|
Stratford-upon-Avon – 16 a 25 março 2015
Reino Unido
|
23.06.15
|
Todos
|
Abordagem criativa
dos currículos
“Bringing
creativity thinking skills into educational process”
|
Riga – 22 a 28 fev. 2015
Letónia
|
26.06.15
|
Todos
|
Job-
shadowing
|
Hamburg – 1 a 5 dez. 2014
Alemanha
|
26.06.15
|
Todos
|
Job-
shadowing
|
Gröningen – 13 a 17 abril 2015
Holanda
|
06.07.15
|
Professores do 1º. ciclo
|
Abordagem criativa
dos currículos Qualidade no ensino pré-escolar e 1º ciclo
“Bringing creativity thinking skills into educational process”
|
Riga – 22 a 28 fev. 2015
Letónia
|
ANEXO 2 - Apresentações/ Workshops em 2015/16
Data
|
Local- público alvo
|
Tema
|
Localidade/ país
|
out. de 2015 a jan.
2016
|
AESA
(Preparação do novo
projeto KA1)
|
Planeamento de projetos europeus
“European Project
Planning”
|
Florença – 7 a 12 de
set. 2015
Itália
|
Out. de 2015 a maio
2016
|
Todos
|
Inclusão e
multiculturalismo
Gestão de conflitos
e combate à indisciplina
“Teenager
behaviour disorder and multicultural teaching”
|
Sicília – 11 a 17 out.
2015
Itália
|
10 /11.11. 15
|
Técnicos
administrativos/Direção
|
Gestão de conflitos e combate à
indisciplina
“Problem solving and
decision making”
|
Limassol – 8 a 12
junho 2015
Chipre
|
20.06.16
|
Todos
|
Metodologias
inovadoras e motivadoras
Envolvimento das
famílias na promoção do sucesso escolar
“How to motivate students…reducing early
school leaving in a lifelong learning society”
|
Assen – 1 a 7 nov.2015
Holanda
|
20.06.16
|
Todos
|
Inclusão e
multiculturalismo
“Intercultural
Competences”
|
Piraeus – 2 a 6 nov 2015
Grécia
|
24.06.16
|
Todos
|
Abordagem criativa
dos currículos
“
Teaching English Through Art”
|
Londres – 6 a 10 jul.2015
Reino
Unido
|
24.06.16
|
Todos
|
Missão ensino:
Ricarda-Huch
Schule
|
Kiel – 28 set.
a 2 out. 2015
Alemanha
|
05.07.16
|
Qualidade no ensino pré-escolar e 1º ciclo
“Early childhood education and care”
|
Ljubljana – 19
a 23 out- 2015
Eslovénia
|
Sem comentários:
Enviar um comentário