ERASMUS+ KA229 “Let’s Go Increase Skills of 21st Century» 2019-2021 __2019-1-CZ01-KA229-061123
O primeiro intercâmbio do Projeto Erasmus+ KA229 “Let’s go increase skills of 21st century” aconteceu entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019, em Sumperk, na República Checa. Este intercâmbio reuniu professores e alunos dos países parceiros (República Checa, Grécia, Itália, Turquia e Portugal). Do nosso Agrupamento participaram nesta mobilidade oito alunos de várias turmas do ensino secundário (CCH e CP) e duas professoras (Artes e Informática).
Os envolvidos nesta mobilidade prepararam-se para enfrentar um clima mais frio, mas tiveram a agradável surpresa de dias outonais calorosos e solarengos que engrandeceram ainda mais o excelente programa preparado pela escola anfitriã, ZÁKLADNÍ SKOLA SUMPERK, que é quem coordena este projeto.
Alunos e professoras depararam-se com uma cultura rica em tradições que marcam o quotidiano da população e em alguns pontos bem diferentes das nossas, o que lhes confere autenticidade na diversidade europeia. Encontrou-se uma comunidade participativa, acolhedora, afável, e com uma língua completamente diferente que foi um verdadeiro desafio e que deu oportunidade de todos desenvolverem capacidades de comunicação e entendimento. Estranhou-se o sabor da comida, ganhou-se pela experiência e criaram-se pontes entres dois países distantes geograficamente, mas mais perto devido a este projeto. Um país com muita história cultural, com pessoas que acolheram de braços abertos e ficou a vontade de um dia voltar.
A cidade de Sumperk que se localiza a cerca de 3h 30 da capital Praga, é um local aprazível, calmo e seguro, com edifícios bem cuidados. Nesta cidade é percetível a vivência de comunidades estrangeiras, em particular da alemã que deixou marca na traça arquitetónica. A população está estreitamente ligada à Natureza, respeitando-a e cuidando dela. A cidade é plana o que proporciona a deslocação dos seus habitantes por meios mais sustentáveis: a pé ou de bicicleta. Durante estes dias, alunos e professoras puderam partilhar experiências, em particular no âmbito da programação, da robótica e de experiências laboratoriais.
Os alunos participaram nas aulas dos diversos correspondentes checos: desenvolveram competências linguísticas de uma língua não nativa dos países envolvidos na aula de inglês e aprenderam um pouco das línguas nativas dos países participantes. Desenvolveram também competências científicas e tecnológicas: codificaram na aula de robótica e testaram equipamentos, visualizaram a impressão 3D, experimentaram ferramentas científicas e tecnológicas nas aulas de química, física e biologia. Realizaram ainda competições e desafios desportivos, em particular jogos coletivos que não são usuais no nosso país.
Ao trabalharem em equipas multinacionais tiveram a possibilidade de desenvolver capacidades de comunicação e linguísticas, trabalho colaborativo, entendimento e competências de cidadania europeia. Puderam compreender semelhanças e diferenças entre os hábitos e culturas dos países participantes, criaram conexões e construíram amizades e conhecimento.
Durante estes dias foi também confirmado o logotipo vencedor, obtido através do concurso com propostas realizadas pelas escolas parceiras e o qual venceu o trabalho realizado pela nossa aluna do Curso Profissional de Design Gráfico, Andreia Martins do 2ºJ.
É ainda de destacar o excelente acolhimento por parte de toda a comunidade, particularmente do Sr. Presidente da Câmara local, que nos recebeu no salão nobre do edifício central e conviveu de perto com os professores num evento para o qual fomos convidados, e também, o Diretor da escola parceira que nos acompanhou na maior parte das atividades coletivas.
No entendimento dos alunos participantes, esta experiência é fantástica e enriquecedora e todos os jovens da comunidade europeia deveriam ter a possibilidade de a vivenciar. With the support of the programme of the European Union.
Os envolvidos nesta mobilidade prepararam-se para enfrentar um clima mais frio, mas tiveram a agradável surpresa de dias outonais calorosos e solarengos que engrandeceram ainda mais o excelente programa preparado pela escola anfitriã, ZÁKLADNÍ SKOLA SUMPERK, que é quem coordena este projeto.
Alunos e professoras depararam-se com uma cultura rica em tradições que marcam o quotidiano da população e em alguns pontos bem diferentes das nossas, o que lhes confere autenticidade na diversidade europeia. Encontrou-se uma comunidade participativa, acolhedora, afável, e com uma língua completamente diferente que foi um verdadeiro desafio e que deu oportunidade de todos desenvolverem capacidades de comunicação e entendimento. Estranhou-se o sabor da comida, ganhou-se pela experiência e criaram-se pontes entres dois países distantes geograficamente, mas mais perto devido a este projeto. Um país com muita história cultural, com pessoas que acolheram de braços abertos e ficou a vontade de um dia voltar.
A cidade de Sumperk que se localiza a cerca de 3h 30 da capital Praga, é um local aprazível, calmo e seguro, com edifícios bem cuidados. Nesta cidade é percetível a vivência de comunidades estrangeiras, em particular da alemã que deixou marca na traça arquitetónica. A população está estreitamente ligada à Natureza, respeitando-a e cuidando dela. A cidade é plana o que proporciona a deslocação dos seus habitantes por meios mais sustentáveis: a pé ou de bicicleta. Durante estes dias, alunos e professoras puderam partilhar experiências, em particular no âmbito da programação, da robótica e de experiências laboratoriais.
Os alunos participaram nas aulas dos diversos correspondentes checos: desenvolveram competências linguísticas de uma língua não nativa dos países envolvidos na aula de inglês e aprenderam um pouco das línguas nativas dos países participantes. Desenvolveram também competências científicas e tecnológicas: codificaram na aula de robótica e testaram equipamentos, visualizaram a impressão 3D, experimentaram ferramentas científicas e tecnológicas nas aulas de química, física e biologia. Realizaram ainda competições e desafios desportivos, em particular jogos coletivos que não são usuais no nosso país.
Ao trabalharem em equipas multinacionais tiveram a possibilidade de desenvolver capacidades de comunicação e linguísticas, trabalho colaborativo, entendimento e competências de cidadania europeia. Puderam compreender semelhanças e diferenças entre os hábitos e culturas dos países participantes, criaram conexões e construíram amizades e conhecimento.
Durante estes dias foi também confirmado o logotipo vencedor, obtido através do concurso com propostas realizadas pelas escolas parceiras e o qual venceu o trabalho realizado pela nossa aluna do Curso Profissional de Design Gráfico, Andreia Martins do 2ºJ.
É ainda de destacar o excelente acolhimento por parte de toda a comunidade, particularmente do Sr. Presidente da Câmara local, que nos recebeu no salão nobre do edifício central e conviveu de perto com os professores num evento para o qual fomos convidados, e também, o Diretor da escola parceira que nos acompanhou na maior parte das atividades coletivas.
No entendimento dos alunos participantes, esta experiência é fantástica e enriquecedora e todos os jovens da comunidade europeia deveriam ter a possibilidade de a vivenciar. With the support of the programme of the European Union.
Rosário Santos
Coordenadora do Projeto LGIS21C/Professora de Artes
Coordenadora do Projeto LGIS21C/Professora de Artes
Margarida Batista
Coordenadora TIC/Professora de Informática
Coordenadora TIC/Professora de Informática
Sem comentários:
Enviar um comentário