quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Projeto Erasmus+ “Check & Design” - kick-off meeting (26 e 27 de novembro 2020)

Decorreu nos dias 26 e 27 de novembro, sob a forma de videoconferência, a kick-off meeting do Projeto Erasmus+ KA2 “Check & Design: digital information literacy and collaborative learning at school”, coordenado pela Università Cattolica del Sacro Cuore (Milão), e no qual participam o Agrupamento de Escolas de Santo André, duas organizações educativas italianas, uma espanhola, uma húngara e uma polaca.

Para além da apresentação das instituições parceiras, a reunião teve como finalidade a discussão dos objetivos, prazos, atividades, grupos-alvo, impacto, aspetos administrativos e financeiros, estratégia de disseminação e exploração e qualidade da avaliação, assim como a preparação conjunta da primeira parte do plano de ação (novembro 2020 – junho 2021) e a abordagem à segunda reunião internacional (Budapeste – junho 2021).

O supracitado projeto centra a sua ação na tecnologia e na educação digital de professores e alunos, enquanto uma das mais relevantes competências a desenvolver numa Europa cada vez mais competitiva.

Estudos europeus comprovam que a maioria dos alunos do ensino secundário são incapazes de avaliar a fiabilidade do que leem online, de localizar informação ou de “navegar” autonomamente. Já os professores também enfrentam desafios variados, uma vez que raramente a formação no domínio das tecnologias é obrigatória.

É, pois, neste domínio que o projeto “Check & Design” pretende intervir, seja ao nível da literacia digital, seja no âmbito da criação de conteúdos digitais. Quer-se que os professores adquiram metodologias digitais inovadoras e que sejam capacitados para identificar as chamadas “fake news”. Só, assim, poderão travar a desinformação dos estudantes e neles desenvolver o espírito crítico que os tornará cidadãos esclarecidos e ativos.

Como tal, ao longo da duração do projeto serão criadas/aplicadas, colaborativamente, pelos parceiros, várias ferramentas que estarão ao serviço dos objetivos do mesmo como, por exemplo, um MOOC sobre literacia digital, para alunos e professores; um toolkit para professores, sobre aprendizagem colaborativa digital; ou um Currículo digital europeu para professores.

No final desta primeira reunião internacional, a equipa portuguesa do “Check & Design” reiterou o seu compromisso colaborativo e, tal como os restantes parceiros, desejou avidamente o regresso dos encontros presenciais, prova de que a crise sanitária mundial estaria ultrapassada e de que a vida menos imprevisível estaria de volta.

Dulce Ferreira

Laura Maria

Maria Manuel Dias




Sem comentários:

Enviar um comentário