sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Balanço final do Projeto Erasmus+ - KA1 - Sucesso em Rede-Network of Success 2014-2016

Balanço Global

1. Preparação
O projeto Sucesso em Rede surgiu da necessidade de responder a um conjunto diversificado de problemas, previamente identificados no Agrupamento. Os problemas identificados foram cruzados com as necessidades de formação identificadas pelo staff, através de questionário lançado, no 1º período de 2013.
Problemas identificados:
1)      Dificuldade de integração de alguns alunos
2)      Desmotivação e desinteresse dos alunos pela vida escolar
3)      Falta de envolvimento dos encarregados de educação, especialmente dos alunos mais problemáticos
4)      Desmotivação dos professores devido à sobrecarga das suas funções

Áreas de intervenção:
1. Abordagem criativa dos currículos na prevenção do insucesso e do abandono escolar precoce
2. Metodologias inovadoras e motivadoras na prevenção do insucesso e do abandono escolar precoce
3. Gestão de conflitos e combate à indisciplina
4. Qualidade no ensino pré-escolar e 1º ciclo
5. Envolvimento das famílias na promoção do sucesso escolar dos alunos
6. Competências pessoais do professor para uma melhor prática pedagógica
7. Inclusão e multiculturalismo

Assim, o objetivo deste projeto foi o de envolver uma diversidade de participantes nas mobilidades e em diversas atividades. Participaram docentes de todos os ciclos e do ensino regular e profissional, repartidos por doze disciplinas; elementos da direção; assistentes operacionais e assistentes administrativos. As atividades repartiram-se por cursos estruturados, job-shadowing e missão ensino. Esta diversidade facilitou a criação de uma rede que promove o sucesso escolar, nomeadamente melhores resultados nos alunos e maior satisfação no staff.
2. Mobilidades
As mobilidades iniciaram-se em outubro de 2014 e terminaram em dezembro de 2015, num total de 39 repartidas em 15 fluxos e direcionadas para dez países.
A maioria das mobilidades foi realizada no primeiro ano do projeto, num total de nove e estiveram igualmente repartidas pelos três períodos escolares. No ano 2015/16 realizaram-se as seis restantes mobilidades, todas durante o primeiro período.
A todos os participantes foi dada creditação, pelo Europass Mobilidade e aos docentes tiveram acesso também ao Certificado Individual de Creditação pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua.

3. Curso de Língua inglesa
Ao longo dos dois anos do projeto Sucesso em Rede, facultou-se a aprendizagem (1º. Ano) e aprofundamento (2º. Ano) da língua inglesa; este último sob a forma de curso, com a designação “Comunicar em Inglês”, com a atribuição de créditos aos seus vinte formandos, professores, assistentes operacionais e assistentes administrativos. Da avaliação dos formandos ressalta a vantagem e interesse de continuidade de formação neste domínio e do excelente trabalho da formadora.

4. Disseminação
Geral:
Das mobilidades de formação elaboraram-se vários relatórios; realizaram-se sessões de divulgação, sob a forma de apresentações/ workshops (ver quadro anexo) a alunos, professores, assistentes administrativos e assistentes operacionais; exposições; divulgação das atividades na Newsletter, facebook e blogue do Agrupamento; divulgação no Rostos on-line e site da CMB; Realização da Oficina de Formação “Metodologias e Ferramentas para o sucesso escolar nas escolas europeias” e conferência final do projeto “Os programas europeus e o sucesso escolar”.   
Oficina de Formação:
A oficina, creditada pelo Conselho Científico de Braga, foi aberta às escolas do concelho e contou com 28 formandos. As temáticas, repartidas por seis sessões, corresponderam a outras tantas categorias de problemas do agrupamento. Esta oficina teve como objetivos fazer chegar mais longe as aprendizagens obtidas nas trinta e nove mobilidades realizadas ao longo do projeto, e, abrir caminho a uma maior implementação das metodologias / ferramentas promotoras do sucesso escolar. Os materiais fornecidos nas sessões assim como os exercícios práticos e as discussões, permitiram uma reflexão conjunta profícua para mudanças a implementar em diversos domínios (disciplinar, didático, formativo, regulamentar, organizacional e colaborativo).
Conferência:
A conferência contou com oradores do Agrupamento de Escolas de Santo André e com oradores exteriores, nomeadamente do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, C. F. P. B. M., Agência Nacional Erasmus+ e Ministério da Educação. Como convidados, tivemos representantes da Associação de Pais, professores e alunos do AESA, Politécnico de Setúbal, e CMB. Ficam registadas algumas notas, nomeadamente a importância da formação em instituições europeias e internacionalização do agrupamento, a crescente dimensão europeia, aumento de competências linguísticas- culturais-sociais; igualmente referiu-se a necessidade de criar mecanismos de medição do impacto deste tipo de projetos.   O evento contou igualmente com dois momentos musicais, que de forma simbólica e lúdica, nos foram presenteados por alunos do nosso agrupamento, do 1º ciclo e por alunos do ensino secundário. Estiveram igualmente envolvidos, na tarefa de receção, uma equipa de alunos do Curso Vocacional de Técnicos de Receção.
Exposição final:
Esta atividade, patente até final de julho, é uma mostra da diversidade das mobilidades: pelos cursos, participantes, instituições de formação e países recetores.

Em todas as atividades de disseminação existe um elo comum que é o da partilha das boas práticas europeias; as referidas atividades constituem no seu todo a semente para novos projetos, e como exemplo, dois projetos europeus foram apresentados, assim como um a nível de agrupamento.
Por outro lado, as disseminações no seu conjunto, aproximaram os diversos elementos do staff.


5. Análise SWOT
S/ forças: Os professores, assistentes administrativos e assistentes operacionais tiveram a oportunidade de desenvolver uma maior abertura para outros países europeus, culturas e línguas estrangeiras; Aceitar e respeitar o diferente; Melhorar a sua atividade profissional com métodos inovadores e criativos; Aumentar a motivação e a satisfação no desenvolvimento da sua atividade professional; Promover o reconhecimento formal das competências adquiridas pela formação realizada no estrangeiro; Sentir-se motivados para promover/participar em outros projetos europeus, fomentando o empreendedorismo.
W/ fragilidades: O 1º ano de um novo programa (Erasmus+ 2014-2020) foi difícil ao nível da documentação inerente ao projeto; da aprovação tardia e consequente assinatura de contrato com a atribuição de verba tardia para o arranque das primeiras mobilidades; da gestão financeira; do cancelamento de cursos por vontade alheia à equipa do projeto e necessidade de reformulação daquele; As apresentações/ workshops estiveram concentradas no final de cada ano letivo, nomeadamente em junho e julho de 2015 e 2016, com algum distanciamento relativamente à data da mobilidade; o número de presenças tive uma expressão relativamente baixa, quando dirigida ao agrupamento no seu todo;
O/ oportunidades: Os professores  têm competências acrescidas para aplicar e disseminar as boas práticas aprendidas noutras escolas da Europa, melhorando a qualidade do ensino; implementar métodos inovadores aprendidos no que respeita à gestão do stress no trabalho; A realização deste projeto contribuiu para a aprendizagem ao longo da vida de todos os envolvidos, baseada no conhecimento e no respeito pelo outro, possibilitando uma reação de sucesso em cadeia.
T/ ameaças: Os currículos teóricos e extensos de algumas disciplinas; a “corrida” em torno das metas, dificultando uma maior aplicação de metodologias inovadoras as quais exigem tempo extra de preparação e aplicação; o perfil dos alunos de algumas turmas, caracterizado pela ausência de regras facilitadoras de uma eficiente aprendizagem. 

FIM

EQUIPA COORDENADORA DO PROJETO SUCESSO EM REDE – ERASMUS+ 2014-2016
Diretora Arlete Cruz

Professora Idalina Le Forestier,  Professora Laura Maria, Professora Rosário Santos



ANEXO 1- Apresentações / Workshops em 2014/15
Data
Público alvo
Tema
Localidade/ país
15.05.15
08.06.15
Alunos,
professores
Competências pessoais do professor para uma melhor prática pedagógica

“Professional Communication Skills”

St. Julian -27 a 31 out. 2014
Malta
28.01.15
16.07.15
Professores do 1º. Ciclo

Abordagem criativa dos currículos

“Stimulating Creativity - Cooperative Learning”

Madrid – 10 a 14 nov. 2014
Espanha
06.06.15
Alunos
Competências pessoais do professor para uma melhor prática pedagógica

“ New teachers for new competences: Entrepreneurship, network and communication”

Piraeus – 2 a 6 março 2015
Grécia
23.06.15
Todos
Metodologias inovadoras e motivadoras

“Enhancing Students’ Motivation through Inquiry – Based Learning”

Stratford-upon-Avon – 16 a 25 março 2015
Reino Unido
23.06.15
Todos
Abordagem criativa dos currículos

“Bringing creativity thinking skills into educational process”

Riga – 22 a 28 fev. 2015
Letónia
26.06.15
Todos

Job- shadowing
Hamburg – 1 a 5 dez. 2014
Alemanha
26.06.15
Todos

Job- shadowing
Gröningen – 13 a 17 abril 2015
Holanda
06.07.15
Professores do 1º. ciclo
Abordagem criativa dos currículos Qualidade no ensino pré-escolar e 1º ciclo

“Bringing creativity thinking skills into educational process”
Riga – 22 a 28 fev. 2015
Letónia








ANEXO 2 - Apresentações/ Workshops em 2015/16

Data
Local- público alvo
Tema
Localidade/ país
out. de 2015 a jan. 2016
AESA
(Preparação do novo projeto KA1)
Planeamento de projetos europeus

“European Project Planning”
Florença – 7 a 12 de set. 2015
Itália
Out. de 2015 a maio 2016
Todos
Inclusão e multiculturalismo
 Gestão de conflitos e combate à indisciplina

“Teenager behaviour disorder and multicultural teaching”
Sicília – 11 a 17 out. 2015
Itália
10 /11.11. 15
Técnicos administrativos/Direção
Gestão de conflitos e combate à indisciplina

“Problem solving and decision making”

Limassol – 8 a 12 junho 2015
Chipre
20.06.16

Todos
Metodologias inovadoras e motivadoras
Envolvimento das famílias na promoção do sucesso escolar

How to motivate students…reducing early school leaving in a lifelong learning society”
Assen – 1 a 7 nov.2015

Holanda
20.06.16

Todos
Inclusão e multiculturalismo

“Intercultural Competences”

Piraeus  – 2 a 6 nov 2015
Grécia
24.06.16

Todos
Abordagem criativa dos currículos

“ Teaching English Through  Art”
Londres – 6 a 10 jul.2015
Reino Unido

24.06.16

Todos
Missão ensino:

Ricarda-Huch Schule
Kiel – 28 set. a 2 out. 2015
Alemanha

05.07.16

Professores do pré- escolar


Qualidade no ensino pré-escolar e 1º ciclo

“Early childhood education and care”
Ljubljana – 19 a 23 out- 2015
Eslovénia






Sem comentários:

Enviar um comentário