SPEAK ENGLISH, REACH SUCCESS!
An innovative approach to enhance successful European citizenship
ERASMUS + KA1 - 2016-2018
Relembramos a aprovação do projeto no
âmbito do programa Erasmus+, ação-chave 1, SPEAK ENGLISH, REACH SUCCESS! An
innovative approach to enhance successful European citizenship O projeto
irá ser implementado no AESA ao longo do biénio de 2016-2018 e tem como
objetivo o desenvolvimento da língua Inglesa junto de alunos,
professores e assistentes técnicos e operacionais. Após a redução de 50% do
orçamento previsto, estarão envolvidos na implementação do projeto uma
variedade de participantes, que inclui 23 professores de diferentes áreas
disciplinares e ciclos de ensino, 1 assistente técnico ou 1 assistente
operacional, assim como 8 países parceiros: Finlândia, Reino Unido, Malta,
Espanha, Itália, Grécia, Chipre e Portugal.
EQUIPA DO PROJETO
Para
a implementação do projeto foi constituída a seguinte equipa alargada:
Equipa coordenadora: Arlete Cruz (Diretora), Laura Maria
(coordenadora do projeto), Rosário Santos (coordenadora do projetos em
desenvolvimento)
Equipa de apoio à implementação: Higina Mouco (apoio linguístico), Maria
João Vieira (eTwinning), Mariana Guerreiro (website e apoio informático)
IMPLEMENTAÇÃO
Ao implementar o projeto SPEAK
ENGLISH, REACH SUCCESS! no AESA estaremos a colmatar diversas lacunas
identificadas no que respeita à aprendizagem de Inglês, língua estrangeira.
A metodologia CLIL
(Content and Language Integrated
Learning), fio condutor à volta do qual se desenvolve este projeto, tem por
base o ensino de diversas disciplinas, recorrendo a uma língua estrangeira.
Assim, os alunos poderão aprender os conteúdos através de uma língua que não a
sua língua materna e terão a oportunidade de adquirir conhecimentos
linguísticos em contexto. Os alunos sentir-se-ão mais motivados e mais aptos a
comunicar em situações diversas aumentando o sucesso escolar e prevenindo o
abandono escolar precoce.
Para que o ensino bilingue seja mais eficaz é desejável que
seja iniciado de forma precoce, desde o ensino primário ou pré-primário. A
aprendizagem desde tenra idade pode favorecer um maior conhecimento e respeito
pelo outro e uma maior abertura para outras culturas.
Esta metodologia tem sido reconhecida pela Comissão Europeia
como eficaz no ensino e na aprendizagem das línguas estrangeiras
Para que o método CLIL
possa ser implementado de forma eficaz irão formar-se equipas compostas por um
professor de Inglês e um professor de outra área disciplinar em cada equipa.
Estas equipas irão trabalhar em conjunto na formação (1º ano do projeto) e
implementação da metodologia CLIL (2º
ano do projeto), junto de alunos de todos os ciclos de ensino do AESA.
De forma a envolver toda a comunidade escolar no projeto
iremos ter uma variedade estratégica de mobilidades, em diversos países da
Europa:
A) Cursos estruturados de língua Inglesa, metodologia CLIL, TIC, Gestão de Projetos Europeus e
Boas Práticas Europeias
B) Job-shadowing em países com reconhecida experiência em CLIL e também no Agrupamento de Escolas de
Eça de Queirós, em Lisboa, onde foi implementado, com sucesso, um projeto
piloto no âmbito do CLIL
C) Missão de ensino.
As aprendizagens adquiridas no estrangeiro e experiências desenvolvidas
no AESA serão divulgadas junto da comunidade educativa, assim como a nível
concelhio, regional, nacional e internacional. A divulgação será feita através dos
diversos meios de comunicação do agrupamento (Newsletter, website do
agrupamento e do projeto, facebook, blogue) e da comunidade (jornal Rostos
online, website da Câmara Municipal do Barreiro). Serão igualmente feitas
exposições, workshops e será realizada uma Oficina de Formação em 2018 validada
e acreditada pelo Centro de Formação de Escolas do Barreiro e Moita, e dirigida
a professores dos vários níveis de ensino da região. Por fim, todas as boas
práticas desenvolvidas no âmbito do projeto ao longo do biénio de 2016/2018
serão divulgadas e implementadas em contexto internacional numa Missão de
Ensino que se irá realizar no Chipre em março de 2018.
MOBILIDADES DE FORMAÇÃO 1º PERÍODO 2016/2017
Irão realizar-se as primeiras mobilidades de formação com os
seguintes participantes:
Structured Study Visit to Schools & Training Seminar in Finland
Arlete Cruz (diretora do
AESA) e Laura Maria (coordenadora do projeto)
Nesta mobilidade será observado o sistema de ensino, assim
como diversas instituições de ensino na Finlândia, com o intuito de beneficiar
das boas práticas educativas desenvolvidas nesse país.
Isabel Tomás (profª de F.Q.) e Vítor Godinho (prof. de Inglês)
Collegiality
across CLIL ECONOMIA Secundário – Cardiff, Reino Unido
Idalina Leforestier (profª de Economia) e Dinorete Gaspar (profª de
Inglês)
Os docentes que irão frequentar estes cursos irão desenvolver
e aprofundar a sua competência na língua inglesa e na metodologia CLIL para a
implementação do ensino bilingue no AESA.
IMPACTO
A
implementação do projeto SPEAK
ENGLISH, REACH SUCCESS! An innovative approach to enhance successful
European citizenship irá ter
um impacto muito significativo a curto, médio e longo prazo dentro e fora do
AESA. No futuro, o ensino bilingue passará a ser parte integrante do
agrupamento. Cada vez mais professores dominarão a língua Inglesa e todos os
alunos dos diversos ciclos de ensino terão oportunidade de beneficiar da
experiência do ensino bilingue.
As experiências adquiridas no estrangeiro e as boas práticas
desenvolvidas no agrupamento no âmbito da aprendizagem do Inglês e do CLIL irão motivar um número elevado de
professores para a implementação desta metodologia após o fim do projeto. Ao
beneficiarem do ensino bilingue, um cada vez maior número de alunos será
preparado prosseguir estudos a nível superior e para integrar um mercado de
trabalho global. Cumpriremos, assim, o nosso objetivo de formar verdadeiros
cidadãos europeus e elevar a nossa instituição a uma verdadeira Escola Europeia
a longo prazo.
Este projeto inserido no programa Erasmus+, é financiado com o apoio da
Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula
exclusivamente os autores, não sendo a Agência Nacional do Programa de
Aprendizagem ao Longo da Vida e a Comissão Europeia responsáveis pela
utilização que dela possa ser feita.
Laura Maria
Coordenadora da equipa do projeto
Agrupamento de Escolas de Santo André
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