quarta-feira, 31 de maio de 2017

AESAndré na XVI Feira Pedagógica (atualização de informação)

AESAndré na XVI Feira Pedagógica (atualização de informação)

Convidamos Alunos, Professores, Pais e Encarregados de Educação, e restante comunidade educativa a visitarem a Feira Pedagógica e a assistirem às atividades do nosso agrupamento entre os dias 31 de maio e 3 de junho.
Exposição de trabalhos das nossas crianças e jovens no espaço do AESAndré no Auditório Municipal Augusto Cabrita (1º andar) e no stand (em frente ao AMAC).
Junto ao Stand, no Palco da Tenda e no Interior e no Palco do AMAC irão decorrer diversas atividades dinamizadas por professores e alunos, assim como, pela Associação de Pais do AESAndré e pela Associação dos Antigos Alunos da ESSA.



AESAndré no Ecofashion

No passado sábado decorreu o evento Ecofashion com a presença de alguns elementos do nosso Agrupamento. 

Este evento teve no seu staff alunos do curso profissional de Receção Hoteleira e de Turismo.



ERASMUS+ KA1- Projeto «Speak English, Reach Success» - Malta


A sua participação permitiu a aquisição de métodos, técnicas no âmbito do ensino bilíngue, com o objetivo de divulgar e implementar o ensino bilíngue no Agrupamento de Escolas de Santo André.

Através da Metodologia de trabalho CLIL, permitiu-nos explorar e experimentar várias ferramentas online, das quais algumas já nossas conhecidas e utilizadas na nossa prática letiva em alguns anos anteriores, no caso das Webquest, wordle, Word Art, e outras novas das quais destacamos: CLILstore, Multimodal Tools, Multidict, Wordlink, learning apps etc. 

A formadora Valerie Zammit, promoveu sessões de trabalho muito interessantes de caráter essencialmente prático, com metodologias bastante atuais e inovadoras.
O balanço que fazemos é muito positivo. Foi uma semana de aprendizagem, de partilha de saberes e ideias inovadoras e de trabalho colaborativo entre os vários participantes. 

Do grupo de trabalho fizeram parte docentes provenientes de vários países europeus, nomeadamente: Espanha, Bélgica, Suíça, Itália, Polônia, Irlanda, Malta. 

O nosso Agrupamento foi representado por duas professoras, Maria João Vieira de matemática e Mariana Guerreiro de informática. No próximo ano letivo, irão implementar a metodologia CLIL em colaboração com a colega de Inglês no âmbito do projeto de programação para o 1º ciclo em várias turmas do ensino básico e/ou secundário, promovendo não só o desenvolvimento da comunicação numa segunda língua, mas também aplicando metodologias de ensino aprendizagem dinâmicas, estimulantes e promotoras de desenvolvimento educativo.

O local da formação decorreu na cidade de St Julian´s, na ilha de Malta. As docentes puderam visitar os locais mais emblemáticos, a capital Valletta é o coração comercial da ilha, uma cidade fortificada declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Mdina, a ilha de Gozo e Comino.


As docentes: Mariana Guerreiro(Informática) e Maria João Vieira (Matemática)




ERASMUS+ KA1 - Projeto «Speak English, Reach Success» - UK

Mobilidade entre os dias 25 de fevereiro e 5 de março de 2017, Cheltenham,UK - CLIL: PRACTICAL METHODOLOGY FOR TEACHERS WHO TEACH SCIENCE

Esta formação esteve enquadrada no programa “Speak English, Reach Success! An innovative approach to enhance successful European citizenship”, em que se pretende que os professores do AESA participantes desenvolvam ou adquiram as competências necessárias ao correto desenvolvimento do ensino bilingue das ciências através do método CLIL (Content and Language Integrated Learning), de modo a proporcionar aos alunos portugueses os benefícios do ensino bilingue (português/inglês), na senda do que tem vindo a ser desenvolvido em vários países europeus há décadas.

Esta formação desenvolveu-se com base em explicações teóricas subjacentes às tarefas; em sessões de trabalho interativas sobre a metodologia CLIL; no trabalho colaborativo entre os professores em formação e na partilha de experiências de ensino entre os participantes e de conhecimentos relativos ao ensino bilingue das ciências.

No âmbito do projeto “Speak English, Reach Success!”, a formação conseguiu a capacitação do docente participante para a aquisição, adaptação e criação de materiais de ensino das ciências em língua inglesa; para a colaboração com os docentes de língua inglesa no desenvolvimento e implementação do ensino bilingue das ciências; para a aprendizagem de novas tarefas e criação de novas tarefas na sala de aula; para a incorporação da mudança permanente na atividade docente, como meio de preparar os alunos para um mundo em permanente mutação e em que a língua inglesa adquire um papel cada vez mais universal.

Tendo tido lugar na localidade inglesa de Cheltenham, capital social e cultural da região inglesa de Cotswolds com cerca de 110 mil habitantes, conhecida pela esplêndida arquitetura Regency e pelas corridas de cavalos, a formação juntou docentes de Portugal, Espanha, Itália, França, Holanda e Alemanha.

Logo no início da formação realizou-se uma visita de estudo ao País de Gales, que incluiu a mina de carvão “The Big Pit”, onde foi possível observar as condições de trabalho dos mineiros, os equipamentos e metodologias utilizadas (Big Pit National Coal Museum) e a capital do País de Gales, Cardiff, onde os participantes tiveram uma tarde livre para percorrer livremente a cidade e visitar os locais mais marcantes.

Além de todo o trabalho desenvolvido sobre a temática do ensino bilingue das ciências, o trabalho colaborativo com docentes de ciências de múltiplas nacionalidades europeias e a utilização exclusiva do inglês como língua de trabalho e de interação social foram meios de alcançar um robusto desenvolvimento das capacidades linguísticas de todos os participantes.

Vitor Oliveira (Ciências Naturais)


Erasmus+ KA1 - Projeto «Speak English, Reach Success» - Itália

No âmbito do programa Erasmus+ KA1, projeto ”SPEAK ENGLISH,REACH SUCCESS ! “, duas educadoras do nosso Agrupamento, estiveram em Arezzo, Itália , de 1 a 5 de Maio do corrente ano para participar na atividade de Job-Shadowing.

Sendo Itália um país pioneiro e com vasta experiência na implementação da metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), as docentes tiveram oportunidade de observar as boas práticas em CLIL no Istituto Aliotti, , nomeadamente no jardim de Infância e na escola primária :
Assistiram a aulas em inglês sobre Frutas e Vegetais, sobre Animais e as suas partes do Corpo, e a aulas de Inglês como preparação para os exames do Cambridge.
Tomaram notas e questionaram sobre metodologias e estratégias.
Interagiram com as crianças e com as professoras dos diferentes anos.
Paralelamente houve intensa partilha entre as docentes portuguesas, a professora de Inglês e a Diretora do Instituto sobre os sistemas de ensino dos 2 países e suas diferenças e semelhanças.

O local onde decorreu esta atividade, a cidade de Arezzo fica situada na região da Toscânia, no centro de Itália, a uma hora de comboio de Florença.
Rica em praças, monumentos e museus é uma cidade com um centro histórico repleto de traços medievais destacando entre outros: a Piazza Grande, o Logge del Vasari , o maior edifício renascentista da cidade ,a Catedral , a Igreja de Santa Maria , a Basilíca de S.Francisco e a Fortaleza da Cidade.
Uma característica da cidade é a sua Feira de antiguidades. No primeiro domingo do mês nos últimos 40 anos, a Piazza Grande e ruas próximas são preenchidas com uma enorme feira de antiguidades, onde aparece de tudo, desde móveis a jóias, e chega a atrair até 20.000 pessoas.
Profícua em antiquários e ourivesarias e pequenas lojas onde se comercializam queijos e vinhos., Arezzo tem nos seus habitantes chamados de arentinos pessoas amáveis e disponíveis de grande hospitalidade.
Foi também em Arezzo que foram rodadas algumas cenas do conhecido filme “A Vida é bela “de Roberto Benigni.




Teatro de sombras

Hoje foi a estreia da peça de teatro de sombras "O Mundo" na EB2,3 criada e realizada com alunos da Educação Especial

Parabéns a todos pelo trabalho realizado!



A escola vai novamente ao AMAC

A escola vai novamente ao AMAC

Os alunos das turmas do 8 E e F da Escola Básica 2, 3 da Quinta da Lomba, acompanhados pelos professores Jani Miguel e Luís Gonçalves, visitaram no dia 5 de maio, a exposição de escultura "TENTATIONES" de Pedro Silva, no âmbito do conteúdo Modelagem/Escultura trabalhado na disciplina de Oficina de Artes no 3 ciclo.



Clube de Teatro do AESAndré na Feira Pedagógica






Notícias do Desporto Escolar do AESAndré

As Equipas de Basquetebol do Agrupamento de Escolas de Santo André estiveram presentes nos dias 20 e 27 de maio nas Fases Finais do Desporto Escolar da Península de Setúbal.

No dia 20 de maio decorreu a Fase Final do Escalão de Infantis B Femininos na Escola Poeta Joaquim Serra -Montijo e a de Juniores Masculinos no Pavilhão da ESSA. As equipas do nosso Agrupamento alcançaram o 1º Lugar em Infantis B Femininos e o 2º Lugar em Juniores Masculinos.

No dia 27 de maio foi a vez da Fase Final do Escalão de Infantis B Masculinos que se realizou no Pavilhão Municipal da Quinta do Conde. A nossa equipa alcançou o 1º Lugar.






Sessão sobre Tabagismo e Cessação Tabágica na EB2,3

A 31 de maio celebra-se o Dia Mundial sem Tabaco, realizando o PES concelhio uma sessão de divulgação sobre Tabagismo e Cessação Tabágica no auditório da EB2/3 de Quinta da Lomba, às 18:00h.

Esta ação destina-se a toda a comunidade educativa fumadora (professores, funcionários, encarregados de educação).

Artigos sobre tabagismo em acesso aberto

domingo, 21 de maio de 2017

Oferta formativa da nossa escola secundária

https://youtu.be/O8n5uvH8PVw

O nosso Agrupamento


Exposição de Pedro Miranda Silva no AMAC




Os trabalhos de Pedro Miranda Silva, professor de artes Visuais, a lecionar presentemente no Agrupamento de Escolas de Santo André, no Barreiro, puderam ser apreciados no AMAC. Inspirados nas “tentações de Santo Antão” de Jeronimo Bosch e desenvolvidos ao longo de um ano, contaram com a participação da turma do 11º ano, do Curso Científico-humanístico de Artes Visuais, na disciplina de Desenho A, pela mão da professora Isabel Tostão. Ora, para o desenvolvimento neste complexo projeto, os alunos visitaram a referida pintura no Museu de Arte Antiga e executaram vários esboços sobre uma das figuras do quadro e que, posteriormente, reproduziram tridimensionalmente. Os seus trabalhos, também, puderam ser apreciados nesta exibição. Segue então um excerto do catálogo de Francisco Palma foca toda a espetacularidade da obra desenvolvida:
“Embora correndo algum risco de literalidade, quando Pedro Miranda da Silva nos remete para o imaginário perturbante de Bosch, são as referências de uma época de denúncias, de perseguições de pesadelos e de tentações que lhe interessam, propondo-nos o confronto com as “tentações” do seu e do nosso quotidiano, dentro do contexto cultural, político e social da atualidade.
O “escuro”, que o artista não deixa de enfatizar em inúmeros apontamentos que nos são apresentadas nesta exposição, entre eles referimos a coincidência entre a data da assinatura do protocolo deste projeto e o atentado no aeroporto de Bruxelas (March XXII, MMXVI Terrore), são os cartões de crédito “negros”(Corricos), o texto sobre o Panama Papers, a carta de Kela e as almofadas (Diabolum), sobre as quais aliviamos os nossos pesadelos.
Todo o percurso inicial que nos é proposto por Pedro Miranda da Silva é preenchido por tentações e pelo “escuro” de vária ordem, mas que vai sendo gradualmente substituído pelo reconhecimento de uma “luz” que “está em viagem até nós”1 e que aqui nos é proposta pela pureza formal e a procura da perfeição (Perfectio quaerere) na arte.”

Pedro Silva – professor de Artes Visuais

Pintura do muro do Luso


Esta pintura ainda não está terminada... é um projeto muito bonito e muito grande... temos dado tudo por tudo para o fazer com a máxima qualidade e vamos terminar com a mesma entrega e empenho de sempre.
Este projeto comemora o abastecimento público de água no nosso Concelho e devido a este podemos ter a cidade que temos e que está a ser retratada neste muro.
Acreditamos que a cada dia que passa a nossa cidade será certamente melhor e mais bonita pois existem cada vez mais pessoas a contribuir para isso. Cada um de nós, mais do que falar, poderá fazer com aquelas pequenas ações para que isso aconteça. As cidades representam e apresentam aquilo que nós somos.
Esta piche nesta parede não vai fazer-nos abandonar a conclusão deste projeto de mural dos nossos alunos. Ao partilhar imagens deste piche estamos a contribuir para a intenção do que é pichar uma parede: identificação e reconhecimento do(s) seus(s) autor(es).
Porém aquilo que se vê, é um projeto artístico danificado, tal como existem muitos outros projetos artísticos e outras paredes que têm sido danificadas e que tornam as cidades feias e sujas. Por mais bonitas e desenhadas que sejam, estas assinaturas tornam-se poluição visual.
Contudo, o autor (ou autores) deste piche poderá juntar-se a nós para colaborar na conclusão deste projeto artístico.
Muitos são os que têm apreciado o nosso trabalho e o projeto. Sendo um local de passagem de muitas pessoas e muito trânsito, não é fácil trabalhar nestas condições mas também temos o privilégio de ouvir e receber incentivos e elogios ao trabalho.
Este já não é um trabalho só nosso mas de todos os barreirenses.
Obrigada à CMB pelo convite para criar este projeto e a todos os que nos têm apoiado.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

«AESArtes» fora do Agrupamento

«AESArtes» fora do Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Santo André, nas diversas escolas que o compõem, realiza ao longo do ano letivo mostras de trabalhos dos alunos, realizados nas diversas disciplinas e/ou projetos, partilhando com a comunidade escolar um pouco do que é produzido por alunos e professores.

 Desta vez, o AESAndré levou para fora dos seus espaços escolares mostras de trabalhos dos alunos realizados nas diversas disciplinas de Artes Visuais, desde o 3º ciclo até ao Curso Profissional de Design Gráfico, passando pelo Curso Científico-humanístico de Artes Visuais.

A primeira mostra decorreu no espaço do hipermercado do Continente do Barreiro entre os dias 6 e 15 de maio e, no mesmo âmbito, promoveu-se uma exposição no Forum Barreiro que decorreu entre os dias 12 e 19 de maio de 2017.

Entendidas como uma atividade escolar relevante, estas exposições, procuraram mostrar um leque de trabalhos realizados no campo do desenho, geometria, pintura, fotografia, técnicas mistas e trabalhos na área do design gráfico, com recurso a diversos softwares, tais como, Illustrator, InDesign, Photoshop, CorelDraw, Flash, entre outros.

Estas apresentações caracterizam-se por uma enorme efervescência criativa dos alunos, numa vertente educativa e pedagógica, indo ao encontro do aprofundamento dos conhecimentos no domínio das artes e do design gráfico, contribuindo para uma cultura artística mais alargada. Deste modo, alunos e professores partilham e desenvolvem competências, salientando o empenho dos vários intervenientes no processo educativo e artístico, incluindo pais e Encarregados de Educação.


Docentes do Grupo de Artes Visuais do AESAndré


























Dia B na EB1/JI Telha Nova 1