Mobilidade entre os dias 25 de fevereiro e 5 de março de 2017, Cheltenham,UK - CLIL: PRACTICAL METHODOLOGY FOR TEACHERS WHO TEACH SCIENCE
Esta formação esteve enquadrada no programa “Speak English, Reach Success! An innovative approach to enhance successful European citizenship”, em que se pretende que os professores do AESA participantes desenvolvam ou adquiram as competências necessárias ao correto desenvolvimento do ensino bilingue das ciências através do método CLIL (Content and Language Integrated Learning), de modo a proporcionar aos alunos portugueses os benefícios do ensino bilingue (português/inglês), na senda do que tem vindo a ser desenvolvido em vários países europeus há décadas.
Esta formação desenvolveu-se com base em explicações teóricas subjacentes às tarefas; em sessões de trabalho interativas sobre a metodologia CLIL; no trabalho colaborativo entre os professores em formação e na partilha de experiências de ensino entre os participantes e de conhecimentos relativos ao ensino bilingue das ciências.
No âmbito do projeto “Speak English, Reach Success!”, a formação conseguiu a capacitação do docente participante para a aquisição, adaptação e criação de materiais de ensino das ciências em língua inglesa; para a colaboração com os docentes de língua inglesa no desenvolvimento e implementação do ensino bilingue das ciências; para a aprendizagem de novas tarefas e criação de novas tarefas na sala de aula; para a incorporação da mudança permanente na atividade docente, como meio de preparar os alunos para um mundo em permanente mutação e em que a língua inglesa adquire um papel cada vez mais universal.
Tendo tido lugar na localidade inglesa de Cheltenham, capital social e cultural da região inglesa de Cotswolds com cerca de 110 mil habitantes, conhecida pela esplêndida arquitetura Regency e pelas corridas de cavalos, a formação juntou docentes de Portugal, Espanha, Itália, França, Holanda e Alemanha.
Logo no início da formação realizou-se uma visita de estudo ao País de Gales, que incluiu a mina de carvão “The Big Pit”, onde foi possível observar as condições de trabalho dos mineiros, os equipamentos e metodologias utilizadas (Big Pit National Coal Museum) e a capital do País de Gales, Cardiff, onde os participantes tiveram uma tarde livre para percorrer livremente a cidade e visitar os locais mais marcantes.
Além de todo o trabalho desenvolvido sobre a temática do ensino bilingue das ciências, o trabalho colaborativo com docentes de ciências de múltiplas nacionalidades europeias e a utilização exclusiva do inglês como língua de trabalho e de interação social foram meios de alcançar um robusto desenvolvimento das capacidades linguísticas de todos os participantes.
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