sexta-feira, 10 de novembro de 2017

AESA no eTwinning

eTwinning - Seminário Bilateral Portugal España, Madrid - 2,3 e 4 de novembro de 2017

No âmbito do Plano Europeu de Formação eTwinning, decorreu entre os dias 2 e 4 de novembro, em Madrid, nas instalações do Instituto Nacional de Tecnologias Educativas y de Formación del Professorado, o Seminário Bilateral Portugal España com a participação da professora Rosário Santos do grupo 600 Artes, do Agrupamento de escolas de Santo André, integrada numa comitiva portuguesa de 20 professores de vários pontos do país. Esta comitiva portuguesa reuniu-se com a comitiva espanhola com outros tantos participantes, criando-se assim um grupo de trabalho vindo geograficamente de vários pontos da Península Ibérica e ilhas, assim como, se apresentou diversificado em relação ao grupo disciplinar e nível de ensino, predominando, no entanto, os professores de grupos disciplinares das línguas.
Ao Plano Europeu de Formação eTwinning podem candidatar-se Educadores de Infância e Professores de qualquer ciclo ou área disciplinar, de escolas públicas e privadas, que pretendam iniciar projetos eTwinning com escolas europeias e cuja finalidade é a de desenvolver a dimensão europeia na educação, cruzando dois aspetos: a Europa e a utilização educativa das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O projeto eTwinning decorre desde 2005 e conta neste momento com mais de 435.00 professores de toda a Europa e em Portugal é cada vez mais recorrente o aparecimento de projetos internacionais e, em especial, no âmbito do eTwinning contam-se mais de 5000 projetos entre escolas portuguesas e de outros países europeus.
Durante estes dias, o programa foi intenso e diversificado, distribuindo-se entre apresentações feitas por diversos oradores, integrados no serviço nacional espanhol de eTwinning, professores de diversas escolas e aluna que no conjunto nos forneceram dados para compreender o eTwinning de diversos prismas, como construir um bom projeto e quais os recursos digitais educativos pertinentes e úteis para o desenvolvimento de trabalho colaborativo entre alunos e professores de diversas escolas europeias.
Para além das apresentações foram promovidas condições para que os participantes se conhecerem, e iniciarem trabalho em conjunto de acordo com ideias comuns, cumprindo-se assim os objetivos deste encontro, o de se iniciarem projetos colaborativos entre escolas portuguesas e espanholas.
Em suma, este seminário caraterizou-se pela excelente organização, com um programa intenso, mas bastante pertinente e elucidativo, assim como, com excelentes apresentações feitas pelos oradores convidados. Para além deste aspeto, ressalva o excelente ambiente criado entre todos os participantes, um clima de descontração e de comunhão do espírito de diálogo e troca de ideias, e o desejo de começar projetos colaborativos. Como aspeto menos positivo destes dias foi a intensidade de todo o programa (bem elaborado) que não deixou tempo para atividades culturais diversificadas e de conhecimento da cidade de Madrid (sentimos que precisávamos de mais umas horas na cidade que nos acolheu).


Rosário Santos

Professora do grupo de Artes e Coordenadora dos Projetos em Desenvolvimento do AESAndré










Sem comentários:

Enviar um comentário