eTwinning - Seminário Bilateral Portugal España, Madrid - 2,3 e 4 de
novembro de 2017
No âmbito do Plano Europeu de
Formação eTwinning, decorreu entre os dias 2 e 4 de novembro, em Madrid, nas
instalações do Instituto Nacional de Tecnologias Educativas y de Formación del
Professorado, o Seminário Bilateral Portugal España com a participação da
professora Rosário Santos do grupo 600 Artes, do Agrupamento de escolas de
Santo André, integrada numa comitiva portuguesa de 20 professores de vários
pontos do país. Esta comitiva portuguesa reuniu-se com a comitiva espanhola com
outros tantos participantes, criando-se assim um grupo de trabalho vindo
geograficamente de vários pontos da Península Ibérica e ilhas, assim como, se
apresentou diversificado em relação ao grupo disciplinar e nível de ensino,
predominando, no entanto, os professores de grupos disciplinares das línguas.
Ao Plano Europeu de Formação
eTwinning podem candidatar-se Educadores de Infância e Professores de qualquer
ciclo ou área disciplinar, de escolas públicas e privadas, que pretendam
iniciar projetos eTwinning com escolas europeias e cuja finalidade é a de
desenvolver a dimensão europeia na educação, cruzando dois aspetos: a Europa e
a utilização educativa das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O
projeto eTwinning decorre desde 2005 e conta neste momento com mais de 435.00
professores de toda a Europa e em Portugal é cada vez mais recorrente o
aparecimento de projetos internacionais e, em especial, no âmbito do eTwinning
contam-se mais de 5000 projetos entre escolas portuguesas e de outros países
europeus.
Durante estes dias, o programa
foi intenso e diversificado, distribuindo-se entre apresentações feitas por
diversos oradores, integrados no serviço nacional espanhol de eTwinning,
professores de diversas escolas e aluna que no conjunto nos forneceram dados
para compreender o eTwinning de diversos prismas, como construir um bom projeto
e quais os recursos digitais educativos pertinentes e úteis para o
desenvolvimento de trabalho colaborativo entre alunos e professores de diversas
escolas europeias.
Para além das apresentações foram
promovidas condições para que os participantes se conhecerem, e iniciarem
trabalho em conjunto de acordo com ideias comuns, cumprindo-se assim os
objetivos deste encontro, o de se iniciarem projetos colaborativos entre
escolas portuguesas e espanholas.
Em suma, este seminário
caraterizou-se pela excelente organização, com um programa intenso, mas
bastante pertinente e elucidativo, assim como, com excelentes apresentações
feitas pelos oradores convidados. Para além deste aspeto, ressalva o excelente
ambiente criado entre todos os participantes, um clima de descontração e de
comunhão do espírito de diálogo e troca de ideias, e o desejo de começar
projetos colaborativos. Como aspeto menos positivo destes dias foi a
intensidade de todo o programa (bem elaborado) que não deixou tempo para
atividades culturais diversificadas e de conhecimento da cidade de Madrid
(sentimos que precisávamos de mais umas horas na cidade que nos acolheu).
Rosário Santos
Professora do grupo de Artes e Coordenadora dos Projetos em Desenvolvimento do AESAndré
Sem comentários:
Enviar um comentário