Notícias ERASMUS+
Projeto KA2 «BREAKING DOWN WALLS!»
Erasmus+ Strategic Partnership - 2017-2019
2017-1-PT01-KA219-035972
Projeto KA2 «BREAKING DOWN WALLS!»
Erasmus+ Strategic Partnership - 2017-2019
2017-1-PT01-KA219-035972
O Agrupamento de Escolas de Santo André congratula-se com a aprovação de mais um projeto Erasmus+. A parceria estratégica entre escolas intitulada «Breaking Down Walls» tem parceiros de Itália, Turquia, França (Reunião), Alemanha e Letónia, sendo Portugal (AESA) o país coordenador do projeto, que decorrerá entre 2017 e 2019.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Nos últimos anos temos assistido a grandes mudanças políticas e sociais. Em vez de valores como Liberdade, Igualdade e Diversidade, temos assistido à construção de muros, não apenas físicos, mas essencialmente muros dentro do Coração Humano.
A Europa está a atravessar uma crise humanitária severa com uma das mais elevadas taxas de deslocados alguma vez registada. Assistimos quase diariamente e ações de ódio e terrorismo entre seres humanos, o que está a aumentar o fosso entre países e nacionalidades.
Para conseguir fazer mudanças a longo prazo será necessário trabalhar estes problemas desde tenra idade, sendo as escolas o local mais indicado para o fazer.
De forma a respeitar a dignidade humana, esta parceria irá trabalhar valores como Democracia, Tolerância, Inclusão, Justiça, Solidariedade e Igualdade, com crianças e jovens desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, incluindo alunos do ensino profissional. Com o envolvimento de professores, alunos e famílias de países tão diferentes, estaremos a construir pontes de compreensão e Paz que irão alcançar várias partes do mundo.
Nos últimos anos temos assistido a grandes mudanças políticas e sociais. Em vez de valores como Liberdade, Igualdade e Diversidade, temos assistido à construção de muros, não apenas físicos, mas essencialmente muros dentro do Coração Humano.
A Europa está a atravessar uma crise humanitária severa com uma das mais elevadas taxas de deslocados alguma vez registada. Assistimos quase diariamente e ações de ódio e terrorismo entre seres humanos, o que está a aumentar o fosso entre países e nacionalidades.
Para conseguir fazer mudanças a longo prazo será necessário trabalhar estes problemas desde tenra idade, sendo as escolas o local mais indicado para o fazer.
De forma a respeitar a dignidade humana, esta parceria irá trabalhar valores como Democracia, Tolerância, Inclusão, Justiça, Solidariedade e Igualdade, com crianças e jovens desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, incluindo alunos do ensino profissional. Com o envolvimento de professores, alunos e famílias de países tão diferentes, estaremos a construir pontes de compreensão e Paz que irão alcançar várias partes do mundo.
OBJETIVOS
-desenvolver projetos cooperativos relacionados com diversos aspetos culturais dos países parceiros;
-desenvolver um trabalho cooperativo entre diferentes disciplinas, envolvendo professores e alunos de diferentes níveis de ensino;
-promover a colaboração entre alunos do ensino regular e ensino profissional;
-utilizar o Inglês como língua de trabalho;
-desenvolver o pensamento lógico, criatividade, responsabilidade, trabalho colaborativo, autonomia e auto-confiança em crianças e alunos desde a educação pré-escolar ao ensino secundário através da utilização de diferentes ferramentas de programação;
-promover o sucesso escolar e prevenir o abandono escolar precoce.
-desenvolver projetos cooperativos relacionados com diversos aspetos culturais dos países parceiros;
-desenvolver um trabalho cooperativo entre diferentes disciplinas, envolvendo professores e alunos de diferentes níveis de ensino;
-promover a colaboração entre alunos do ensino regular e ensino profissional;
-utilizar o Inglês como língua de trabalho;
-desenvolver o pensamento lógico, criatividade, responsabilidade, trabalho colaborativo, autonomia e auto-confiança em crianças e alunos desde a educação pré-escolar ao ensino secundário através da utilização de diferentes ferramentas de programação;
-promover o sucesso escolar e prevenir o abandono escolar precoce.
METODOLOGIA DE TRABALHO
A cruzamento de diferentes metodologias de trabalho, assim como o CLIL (Content and Language Integrated Learning) o CALL (Computer Assisted Language Learning) e CS (Computer Sciences) será essencial para alcançar os objetivos propostos neste projeto.
Através das Ciências de Computação, as competências a desenvolver nas crianças e nos alunos não são, como até então com as TIC, na ótica do utilizador. Agora impõe-se o saber fazer. Os alunos aprendem fazendo, em equipa, utilizando a sua criatividade, pensamento crítico e responsabilidade, desenvolvendo assim, as suas competências cívicas e sociais. Mais importante do que identificar o grau de complexidade de um problema é saber pensar numa solução. É assim que o pensamento computacional pode ser utilizado para resolver muitas situações, incluindo questões relevantes do nosso dia-a-dia. Esta forma inovadora de utilizar as tecnologias nas escolas irá
fomentar a aquisição de competências-chave nas crianças e jovens, fazendo deles cidadãos ativos, responsáveis e empreendedores.
O recurso ao Inglês para o desenvolvimento das atividades do projeto desde a educação pré-escolar é a melhor forma de promover a aprendizagem de uma língua estrangeira de forma inata. A aquisição da linguagem será mais eficaz e irá levar as crianças a compreender e respeitar os outros desde tenra idade, desta forma, abrindo-lhe os seus horizontes culturais.
A cruzamento de diferentes metodologias de trabalho, assim como o CLIL (Content and Language Integrated Learning) o CALL (Computer Assisted Language Learning) e CS (Computer Sciences) será essencial para alcançar os objetivos propostos neste projeto.
Através das Ciências de Computação, as competências a desenvolver nas crianças e nos alunos não são, como até então com as TIC, na ótica do utilizador. Agora impõe-se o saber fazer. Os alunos aprendem fazendo, em equipa, utilizando a sua criatividade, pensamento crítico e responsabilidade, desenvolvendo assim, as suas competências cívicas e sociais. Mais importante do que identificar o grau de complexidade de um problema é saber pensar numa solução. É assim que o pensamento computacional pode ser utilizado para resolver muitas situações, incluindo questões relevantes do nosso dia-a-dia. Esta forma inovadora de utilizar as tecnologias nas escolas irá
fomentar a aquisição de competências-chave nas crianças e jovens, fazendo deles cidadãos ativos, responsáveis e empreendedores.
O recurso ao Inglês para o desenvolvimento das atividades do projeto desde a educação pré-escolar é a melhor forma de promover a aprendizagem de uma língua estrangeira de forma inata. A aquisição da linguagem será mais eficaz e irá levar as crianças a compreender e respeitar os outros desde tenra idade, desta forma, abrindo-lhe os seus horizontes culturais.
PRODUTOS FINAIS
Mascote, jogos interativos (Scratch), jogo de tabuleiro, quiz digital (Kahoot), livro de histórias, brochura multicultural, vídeos, Apps para smartphones com mapas interactivos, portfólio multilingue, dramatização teatral.
Mascote, jogos interativos (Scratch), jogo de tabuleiro, quiz digital (Kahoot), livro de histórias, brochura multicultural, vídeos, Apps para smartphones com mapas interactivos, portfólio multilingue, dramatização teatral.
IMPACTO E BENEFÍCIOS A LONGO PRAZO
Todos os produtos criados pelos alunos serão utilizados por crianças e jovens que venham a frequentar as escolas parceiras nos anos que se seguem. Os livros de histórias serão oferecidos às bibliotecas escolares, assim como às bibliotecas municipais nos diversos países. Alguns produtos digitais serão alvo de atualizações por parte dos alunos das escolas parceiras.
O desenrolar e os resultados do projeto serão publicados na plataforma eTwinning, assim como na plataforma de disseminação Erasmus+, estando acessível não só a todas as escolas parceiras, mas a qualquer instituição interessada em promover o seu sucesso.
Todos os produtos criados pelos alunos serão utilizados por crianças e jovens que venham a frequentar as escolas parceiras nos anos que se seguem. Os livros de histórias serão oferecidos às bibliotecas escolares, assim como às bibliotecas municipais nos diversos países. Alguns produtos digitais serão alvo de atualizações por parte dos alunos das escolas parceiras.
O desenrolar e os resultados do projeto serão publicados na plataforma eTwinning, assim como na plataforma de disseminação Erasmus+, estando acessível não só a todas as escolas parceiras, mas a qualquer instituição interessada em promover o seu sucesso.
Este projeto inserido no programa ERASMUS+, é financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente os autores, não sendo a Agência Nacional do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que dela possa ser feita.
Laura Silva Maria
Coordenadora da equipa do projeto
Coordenadora da equipa do projeto
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