segunda-feira, 18 de novembro de 2019

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Exposição sobre as castanhas - Pré e 1º ciclo

Exposição na BE da EB1.
Trabalhos feitos com as castanhas.
Parabéns a todos pelos trabalhos apresentados. Estão fantásticos e cheios de criatividade.
São Martinho 2019
















Projeto Erasmus+ KA229 “Let’s go increase skills of 21st century” - 1º intercâmbio na República Checa

ERASMUS+ KA229 “Let’s Go Increase Skills of 21st Century» 2019-2021 __2019-1-CZ01-KA229-061123
O primeiro intercâmbio do Projeto Erasmus+ KA229 “Let’s go increase skills of 21st century” aconteceu entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019, em Sumperk, na República Checa. Este intercâmbio reuniu professores e alunos dos países parceiros (República Checa, Grécia, Itália, Turquia e Portugal). Do nosso Agrupamento participaram nesta mobilidade oito alunos de várias turmas do ensino secundário (CCH e CP) e duas professoras (Artes e Informática).
Os envolvidos nesta mobilidade prepararam-se para enfrentar um clima mais frio, mas tiveram a agradável surpresa de dias outonais calorosos e solarengos que engrandeceram ainda mais o excelente programa preparado pela escola anfitriã, ZÁKLADNÍ SKOLA SUMPERK, que é quem coordena este projeto.
Alunos e professoras depararam-se com uma cultura rica em tradições que marcam o quotidiano da população e em alguns pontos bem diferentes das nossas, o que lhes confere autenticidade na diversidade europeia. Encontrou-se uma comunidade participativa, acolhedora, afável, e com uma língua completamente diferente que foi um verdadeiro desafio e que deu oportunidade de todos desenvolverem capacidades de comunicação e entendimento. Estranhou-se o sabor da comida, ganhou-se pela experiência e criaram-se pontes entres dois países distantes geograficamente, mas mais perto devido a este projeto. Um país com muita história cultural, com pessoas que acolheram de braços abertos e ficou a vontade de um dia voltar.
A cidade de Sumperk que se localiza a cerca de 3h 30 da capital Praga, é um local aprazível, calmo e seguro, com edifícios bem cuidados. Nesta cidade é percetível a vivência de comunidades estrangeiras, em particular da alemã que deixou marca na traça arquitetónica. A população está estreitamente ligada à Natureza, respeitando-a e cuidando dela. A cidade é plana o que proporciona a deslocação dos seus habitantes por meios mais sustentáveis: a pé ou de bicicleta. Durante estes dias, alunos e professoras puderam partilhar experiências, em particular no âmbito da programação, da robótica e de experiências laboratoriais.
Os alunos participaram nas aulas dos diversos correspondentes checos: desenvolveram competências linguísticas de uma língua não nativa dos países envolvidos na aula de inglês e aprenderam um pouco das línguas nativas dos países participantes. Desenvolveram também competências científicas e tecnológicas: codificaram na aula de robótica e testaram equipamentos, visualizaram a impressão 3D, experimentaram ferramentas científicas e tecnológicas nas aulas de química, física e biologia. Realizaram ainda competições e desafios desportivos, em particular jogos coletivos que não são usuais no nosso país.
Ao trabalharem em equipas multinacionais tiveram a possibilidade de desenvolver capacidades de comunicação e linguísticas, trabalho colaborativo, entendimento e competências de cidadania europeia. Puderam compreender semelhanças e diferenças entre os hábitos e culturas dos países participantes, criaram conexões e construíram amizades e conhecimento.
Durante estes dias foi também confirmado o logotipo vencedor, obtido através do concurso com propostas realizadas pelas escolas parceiras e o qual venceu o trabalho realizado pela nossa aluna do Curso Profissional de Design Gráfico, Andreia Martins do 2ºJ.
É ainda de destacar o excelente acolhimento por parte de toda a comunidade, particularmente do Sr. Presidente da Câmara local, que nos recebeu no salão nobre do edifício central e conviveu de perto com os professores num evento para o qual fomos convidados, e também, o Diretor da escola parceira que nos acompanhou na maior parte das atividades coletivas.
No entendimento dos alunos participantes, esta experiência é fantástica e enriquecedora e todos os jovens da comunidade europeia deveriam ter a possibilidade de a vivenciar. With the support of the programme of the European Union.
Rosário Santos
Coordenadora do Projeto LGIS21C/Professora de Artes 
Margarida Batista
Coordenadora TIC/Professora de Informática






Anivesário da BE do 1ciclo

A BE fez anos e os alunos do 1 ciclo desejaram lhe os parabéns com postais muito bem ilustrados.
Parabéns a todos.






«English language course» - Dublin

Erasmus+ KA1 (L4F)
Learning 4 Future: Communication, Creativity, Collaboration, Critical thinking!
«English language course» - Dublin
Entre os dias 21 e 25 do mês de outubro, as professoras Dulce Ferreira e Maria Manuel Dias frequentaram, no Linguaviva Centre, a mais antiga e galardoada escola de língua inglesa da chuvosa, mas atraente cidade de Dublin, um curso de inglês que lhes permitiu aprofundar os seus conhecimentos da língua, sobretudo, ao nível da conversação e da fluência. O curso incluiu atividades de gramática e de desenvolvimento do léxico, exercícios de pronúncia, ritmo e entoação, leitura, escrita e, ainda, momentos de atualidade e de cultura irlandesa.
A par das aulas de inglês, as docentes traçaram um programa cultural que abrangeu diversas visitas, nomeadamente, ao Trinity College, fundado em 1552 pela rainha Elisabete I, famoso por nele se terem licenciado Swift, Goldsmith, Wilde e Beckett e por possuir a mais longa biblioteca do mundo, com 200 000 livros antigos; ao Garden of Remembrance, dedicado à liberdade irlandesa; à Dublin’s City Hall, exemplo de arquitetura georgiana; aos parques St. Stephen’s Green e Merrion Square, onde se pode encontrar a realista estátua de Oscar Wilde; ao Monument of Light – The Dublin Spire – a mais alta escultura do mundo (121.2 m), entre outras.
A descoberta da cultura irlandesa não poderia ter terminado sem uma prova de cerveja na afamada Guiness Store House; uma noite no histórico pub The Temple Bar e um tradicional jantar de Irish Beef and Guiness.
Foram dias atmosfericamente frios, mas calorosos em termos de conhecimento linguístico, histórico e cultural que conquistaram as professoras e as trouxeram de volta ao AESA, indubitavelmente, a saber mais Inglês e com vontade de continuar a aprendê-lo!
Dulce Ferreira
Maria Manuel Dias



Campanha Escola Amiga - Cabaz de Natal

Campanha Escola Amiga - Cabaz de Natal –
Estamos a entrar no Natal. Altura ideal para pensar ainda mais nos outros.
Natal é fraternidade!
Fraternidade, porque todos somos irmãos em dignidade e
devemos partilhar uns com os outros, principalmente
com aqueles que nada têm ou que têm menos do que nós.
O Agrupamento de Escolas de Sto André, em colaboração com a Associação de Pais, irá mais uma vez, organizar a campanha de solidariedade destinada aos alunos mais desfavorecidos da escola, com a oferta de géneros alimentícios.
Os bens deverão ser entregues pelas várias turmas e horários afixados nas escolas do agrupamento.
Desde já agradecemos aos Pais/ Enc. de Educação
este gesto de solidariedade, dando maior sentido à época festiva que vamos atravessar.
A Direção
14 de novembro de 2019


A Terra treme - 15 de novembro de 2019








terça-feira, 14 de maio de 2019

«Porque é que devemos preservar o PLANETA?» pela aluna Íris Costa do 3ºD

A revista de Literatura Infantil e Juvenil "A Casa do João", tem sido um sucesso de leitura na nossa BE.
Há alunos que participam fazendo os passatempos, pintando, lendo as histórias, ...
E há alunos que escrevem para a rubrica "A Palavra é tua".
A aluna Íris Costa, do 3ºD, da Prof. Ana Lança, escreve muito bem e tem a sua primeira publicação na Revista, com o texto
"Porque é que devemos preservar o PLANETA?". Não deixem de ler, na pág.40.
Muitos Parabéns pela tua dedicação, entusiasmo e empenho, continua assim.
A Professora Bibliotecária Anabela Duarte


sexta-feira, 10 de maio de 2019

Vencedores do concurso nacional Floresta e Sustentabilidade 2019

O AESAndré está de parabéns!!!
Um grupo de 7 alunos (Carolina Ganhão, Diogo Vitorino, Inês Tomás,  Matilde Cardoso , Miguel Corrula, Mihai Covaci, Rafael Bastos) de várias turmas da Escola Secundária de Santo André, juntamente com as professoras Gracinda Dias, Fátima Correia e Rosário Santos, venceram a 2ª Edição do concurso nacional "Floresta e Sustentabilidade" promovido pela CELPA e Correio da Manhã na categoria Escola e Floresta, com o filme "Era uma vez... a Floresta".
Este trabalho surge também no âmbito do projeto Erasmus+ 2018-2020 "Citoyens européens: vivons autrement vivons durable ment".
Este prémio Floresta e Sustentabilidade tem periodicidade bienal e o seu objetivo é reconhecer e distinguir projetos sustentáveis e inovadores na área dos recursos florestais.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu hoje na Estufa Real, Lisboa, com a presença de diversas personalidades, empresas, investigadores e do Sr. Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.
O júri destacou a qualidade do trabalho entre os 55 filmes concorrentes, tendo mesmo afirmado "ficámos rendidos ".
O prémio agora recebido irá reverter para projetos verdes do Agrupamento S André Barreiro, cujo património natural é diversificado e muito valioso e o qual preservamos com dedicação. 
Visite o site do concurso "Floresta e Sustentabilidade",  do Correio da Manhã  e da DGE para aceder ao evento.
O filme "Era uma vez... a Floresta" está disponível no YouTube no canal do Agrupamento.
O futuro é agora e a floresta precisa de todos para sobreviver. Cuidemos dos nossos espaços verdes.