terça-feira, 23 de abril de 2019

BREAKING DOWN WALLS! - 3º encontro em Itália

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ

BREAKING DOWN WALLS!
Erasmus+ Strategic Partnership  2017-1-PT01-KA219-035972
3º Encontro Internacional de Alunos, Caserta, Itália
No âmbito do projeto Erasmus+ Breaking Down Walls, realizou-se entre 25 de fevereiro e 1 de março o 3º encontro internacional de alunos, em Caserta, Itália. Durante esta semana, alunos e professores de seis países (Itália, Portugal, Alemanha, Letónia, Turquia e Ilha da Reunião, França) reuniram-se para dar continuidade às tarefas iniciadas anteriormente. Ao longo do presente ano letivo, os alunos dos seis países parceiros elaboraram um relatório escrito sobre cada uma das suas cidades, assim como fizeram uma recolha de fotos das mesmas, tendo todo o material sido publicado no Twinspace do projeto, na plataforma eTwinning. O encontro em Itália destinou-se ao desenvolvimento de um trabalho cooperativo na preparação do material publicado de forma a poder ser incluído nas APPs Digital Cities que virão a ser desenvolvidas na ESSA.
Em Portugal, o trabalho preparatório foi desenvolvido pelos alunos da turma 10º C, no âmbito da disciplina de Inglês, tendo cinco alunos desta turma estado presentes neste encontro internacional, em Itália.
As APPs Digital Cities serão desenvolvidas pelos alunos do Curso Profissional de Design Gráfico (1ºJ) no âmbito da disciplina de TIC. Trata-se de aplicações interativas para telemóvel, que permitirão aceder a informação e fotos de diversos pontos de interesse das seis cidades parceiras.
Foi ainda dado continuidade à revista digital Madmagz, iniciada em Hildburghausen, Alemanha, durante o 2º encontro internacional de alunos.
O resultado final destes trabalhos, assim como dos trabalhos desenvolvido no primeiro ano do projeto, serão apresentados durante o 4º encontro internacional de alunos, que se irá realizar no AESA, em Portugal, entre os dias 29 de abril e 3 de maio de 2019.
Ao longo desta semana multicultural, professores e alunos tiveram ainda oportunidade de visitar locais de grande relevância histórica e cultural, tais como Nápoles, Pompeia e a Costa Amalfitana, assim como saborear as iguarias típicas da cozinha italiana, como por exemplo a Pizza Portafoglio e o Pastel Sfogliatella.
O projeto BDW poderá ser seguido através deste link: https://twinspace.etwinning.net/43861/home
Pela equipa do projeto BDW
Laura Silva Maria
Testemunhos dos alunos participantes:
«A minha viagem a Itália foi uma das melhores experiências que já tive na vida.
Para além de ter convivido durante 6 dias com um grupo de pessoas extremamente divertido e amigável consegui também complementar conhecimento acerca de um novo e diferente estilo de vida do o nosso.»
Diogo Gomes 10ºC
--------------------------------------------
«Eu gostei da visita a Pompeia. Gostei de ver as casas em que os habitantes desta cidade viviam, eram parecidas às que vemos hoje em dia. Também gostei de ver as esculturas, penso que os criadores destas eram bastante habilidosos, e foi interessante ver corpos carbonizados que duraram tantas centenas de anos.»
Rafael Torcato 10º C
-------------------------------------------
«Uma viagem inesquecível, das melhores experiências que tive em toda a minha vida.
Conhecer todas aquelas pessoas e ainda estar em constante contacto, penso que tenha sido a melhor parte!»
Inês Reis 10ºC
--------------------------------------------
«Na semana que estive em Caserta, cidade perto de Nápoles, tive a oportunidade de viver diversas experiências. Por um lado tive a oportunidade de conhecer e criar amizades com pessoas de outros países tais como: alemães, italianos, turcos, franceses e colegas da Letónia. Por outro lado, visitei monumentos históricos (Pompeia, por exemplo), visitei cidades costeiras, como Amalfi, a escola dos meus colegas italianos, uma fábrica de produção de mozzarella.
Com esta viagem eu tirei a seguinte conclusão: esta experiência é algo a repetir e que as amizades, e troca de culturas são coisas que eu nunca me irei esquecer.
amizades e troca de culturas são coisas de que eu nunca me irei esquecer.»
Vasco Ferreira 10ºC
-----------------------------------------------
«A minha aventura em Itália
A meu ver , é quase impossível descrever o que mais me marcou nesta nossa aventura.
Adorei conhecer os diferentes costumes , a cultura ,a gastronomia, os locais , a arquitetura , a alegria , a forma tão distinta , mas ao mesmo tempo tão semelhante que pessoas de locais tão diferentes compartilham , gostei de riscar a palavra estereótipo do meu dicionário pessoal e ao invés disso acrescentar compaixão. É , por vezes, difícil compreender como somos todos feitos do mesmo , apesar de tudo o que nos difere e por seremos o mesmo é uma experiencia única e inesquecível ser parte de uma família por um período de tempo e aprender a amá-los todos eles , como se fossem a minha.
Trago em mim as lembranças de comer o melhor gelado do mundo , algumas palavras em italiano que concerteza quando crescer vou aprofundar este meu saber , algumas também em alemão , algumas em turco , algumas em francês e algumas em lituanas. Em suma trago em mim um pouco de tudo o que presenciei , hoje tenho em mim um maior pedaço do mundo.»
Natacha Faustino 10º C
--------------------------------------------
With the support of the programme of the European Union.









Sem comentários:

Enviar um comentário