quarta-feira, 12 de outubro de 2016

11 outubro 2016 - Structured Educational Visit to Schools/Institutes & Training Seminar in Finland

SPEAK ENGLISH, REACH SUCCESS!
An innovative approach to enhance successful European citizenship
ERASMUS + KA1 - 2016-2018


Structured Educational Visit to Schools/Institutes & Training Seminar in Finland

Hoje (11 de outubro) foi dia de visita a diversas instituições finlandesas. Na escola sueca Mattlidens Gymnasium a diretora Laila Andersson recebeu-nos com grande amabilidade. O Mattlidens Gymnasium é um agrupamento de escolas que abrange toda a escolaridade, desde o infantário até ao ensino secundário. A escola tem 600 alunos e 40 professores e a lingua materna dos alunos que a frequentam é o sueco. Esta instituição situa-se em Espoo, a segunda maior cidade da Finlândia, bem próxima de Helsínquia.
Segundo Laila Andersson nas escolas finlandesas não existe competição, mas sim cooperação. Assim, não existem apenas algumas escolas excelentes, mas todas as escolas são boas. O sistema educativo finlandês acenta em cinco pilares fundamentais: confianca, cooperação, equitatividade, inclusão e flexibilidade. Existe uma relação de confiança plena entre o professor, o aluno e o encarregado de educação, o que permite um trabalho cooperativo entre as diversas partes. Todos os alunos têm os mesmos direitos, priviligiando-se a inclusão e um tratamento equitativo. Embora exista um currículo nacional de base, o mesmo pode ser adaptado de acordo com as necessidades de cada escola.
A diretora informou-nos que na Finlândia a escolaridade é completamente gratuita até ao 9º ano (ensino obrigatório). Os alunos usufruem de livros, alimentação, visitas de estudo totalmente grátis e a escola está impedida de pedir qualquer valor em dinheiro aos encarregados de educação. A partir do ensino secundário serão as famílias  a suportar esses custos.
Quem pensa que na Finlândia não existem trabalhos de casa, engana-se, pois segundo Laila Andersson, não só os professores solicitam trabalhos de casa, como os alunos trabalham imenso em casa. Só assim se consegue alcançar o sucesso que os caracteriza.

Curiosidade: No refeitório das escolas finlandesas o preço do almoço é de 6EUR. A refeição é composta apenas por prato principal e tostas de centeio com manteiga e é acompanhado por água e/ou bebida láctea. 

Laura Maria
Coordenadora  da equipa do projeto SERS

Agrupamento de Escolas de Santo André








Sem comentários:

Enviar um comentário