quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Speak English, Reach Success! 2016-2018 - Erasmus+ KA1

SPEAK ENGLISH, REACH SUCCESS!
An innovative approach to enhance successful European citizenship
ERASMUS + KA1 - 2016-2018

Relembramos a aprovação do projeto no âmbito do programa Erasmus+, ação-chave 1, SPEAK ENGLISH, REACH SUCCESS! An innovative approach to enhance successful European citizenship O projeto irá ser implementado no AESA ao longo do biénio de 2016-2018 e tem como objetivo o desenvolvimento da língua Inglesa junto de alunos, professores e assistentes técnicos e operacionais. Após a redução de 50% do orçamento previsto, estarão envolvidos na implementação do projeto uma variedade de participantes, que inclui 23 professores de diferentes áreas disciplinares e ciclos de ensino, 1 assistente técnico ou 1 assistente operacional, assim como 8 países parceiros: Finlândia, Reino Unido, Malta, Espanha, Itália, Grécia, Chipre e Portugal. 

EQUIPA DO PROJETO
Para a implementação do projeto foi constituída a seguinte equipa alargada:
Equipa coordenadora: Arlete Cruz (Diretora), Laura Maria (coordenadora do projeto), Rosário Santos (coordenadora do projetos em desenvolvimento)
Equipa de apoio à implementação: Higina Mouco (apoio linguístico), Maria João Vieira (eTwinning), Mariana Guerreiro (website e apoio informático)

IMPLEMENTAÇÃO
Ao implementar o projeto SPEAK ENGLISH, REACH SUCCESS! no AESA estaremos a colmatar diversas lacunas identificadas no que respeita à aprendizagem de Inglês, língua estrangeira.
A metodologia CLIL (Content  and Language Integrated Learning), fio condutor à volta do qual se desenvolve este projeto, tem por base o ensino de diversas disciplinas, recorrendo a uma língua estrangeira. Assim, os alunos poderão aprender os conteúdos através de uma língua que não a sua língua materna e terão a oportunidade de adquirir conhecimentos linguísticos em contexto. Os alunos sentir-se-ão mais motivados e mais aptos a comunicar em situações diversas aumentando o sucesso escolar e prevenindo o abandono escolar precoce.
Para que o ensino bilingue seja mais eficaz é desejável que seja iniciado de forma precoce, desde o ensino primário ou pré-primário. A aprendizagem desde tenra idade pode favorecer um maior conhecimento e respeito pelo outro e uma maior abertura para outras culturas.
Esta metodologia tem sido reconhecida pela Comissão Europeia como eficaz no ensino e na aprendizagem das línguas estrangeiras
Para que o método CLIL possa ser implementado de forma eficaz irão formar-se equipas compostas por um professor de Inglês e um professor de outra área disciplinar em cada equipa. Estas equipas irão trabalhar em conjunto na formação (1º ano do projeto) e implementação da metodologia CLIL (2º ano do projeto), junto de alunos de todos os ciclos de ensino do AESA.
De forma a envolver toda a comunidade escolar no projeto iremos ter uma variedade estratégica de mobilidades, em diversos países da Europa:
A) Cursos estruturados de língua Inglesa, metodologia CLIL, TIC, Gestão de Projetos Europeus e Boas Práticas Europeias
B) Job-shadowing em países com reconhecida experiência em CLIL e também no Agrupamento de Escolas de Eça de Queirós, em Lisboa, onde foi implementado, com sucesso, um projeto piloto no âmbito do CLIL
C) Missão de ensino.
As aprendizagens adquiridas no estrangeiro e experiências desenvolvidas no AESA serão divulgadas junto da comunidade educativa, assim como a nível concelhio, regional, nacional e internacional. A divulgação será feita através dos diversos meios de comunicação do agrupamento (Newsletter, website do agrupamento e do projeto, facebook, blogue) e da comunidade (jornal Rostos online, website da Câmara Municipal do Barreiro). Serão igualmente feitas exposições, workshops e será realizada uma Oficina de Formação em 2018 validada e acreditada pelo Centro de Formação de Escolas do Barreiro e Moita, e dirigida a professores dos vários níveis de ensino da região. Por fim, todas as boas práticas desenvolvidas no âmbito do projeto ao longo do biénio de 2016/2018 serão divulgadas e implementadas em contexto internacional numa Missão de Ensino que se irá realizar no Chipre em março de 2018.

MOBILIDADES DE FORMAÇÃO 1º PERÍODO 2016/2017

Irão realizar-se as primeiras mobilidades de formação com os seguintes participantes:

Structured Study Visit to Schools & Training Seminar in Finland
Arlete Cruz (diretora do AESA) e Laura Maria (coordenadora do projeto)
Nesta mobilidade será observado o sistema de ensino, assim como diversas instituições de ensino na Finlândia, com o intuito de beneficiar das boas práticas educativas desenvolvidas nesse país.

Collegiality across CLIL Ciência Físico-Químicas 2º/3º ciclo – Cardiff, Reino Unido
Isabel Tomás (profª de F.Q.) e Vítor Godinho (prof. de Inglês)

Collegiality across CLIL ECONOMIA Secundário – Cardiff, Reino Unido
Idalina Leforestier (profª de Economia) e Dinorete Gaspar (profª de Inglês)

Os docentes que irão frequentar estes cursos irão desenvolver e aprofundar a sua competência na língua inglesa e na metodologia CLIL para a implementação do ensino bilingue no AESA.

IMPACTO
A implementação do projeto SPEAK ENGLISH, REACH SUCCESS! An innovative approach to enhance successful  European citizenship irá ter um impacto muito significativo a curto, médio e longo prazo dentro e fora do AESA. No futuro, o ensino bilingue passará a ser parte integrante do agrupamento. Cada vez mais professores dominarão a língua Inglesa e todos os alunos dos diversos ciclos de ensino terão oportunidade de beneficiar da experiência do ensino bilingue.
As experiências adquiridas no estrangeiro e as boas práticas desenvolvidas no agrupamento no âmbito da aprendizagem do Inglês e do CLIL irão motivar um número elevado de professores para a implementação desta metodologia após o fim do projeto. Ao beneficiarem do ensino bilingue, um cada vez maior número de alunos será preparado prosseguir estudos a nível superior e para integrar um mercado de trabalho global. Cumpriremos, assim, o nosso objetivo de formar verdadeiros cidadãos europeus e elevar a nossa instituição a uma verdadeira Escola Europeia a longo prazo.

Este projeto inserido no programa Erasmus+, é financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente os autores, não sendo a Agência Nacional do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que dela possa ser feita.

Laura Maria
Coordenadora  da equipa do projeto

Agrupamento de Escolas de Santo André








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