domingo, 16 de outubro de 2016

Valkeakoski Tieotie Upper Secondary School

Mais um dia observando as escolas e conhecendo o ensino na Finlândia pela Diretora do nosso Agrupamento e pela Coordenadora do Projeto Speak English, Reach Success! (Erasmus+ KA1 2016-2018), dentro do qual se insere esta mobilidade.
E foi assim numa escola de Valkeakoski, 145 km a norte de Helsínquia, Finlândia…. 

SPEAK ENGLISH, REACH SUCCESS!
An innovative approach to enhance successful European citizenship
ERASMUS + KA1 - 2016-2018
Valkeakoski Tieotie Upper Secondary School é uma escola secundária que está inserida no Campus Internacional Valkeakoski 145 km a norte de Helsínquia. Nesta escola, construída em 2009, pode-se admirar a beleza da arquitetura moderna que caracteriza muitas escolas e outros edifícios em Helsínquia. Ao entrar no edifício respira-se conforto e bem estar. Espaços amplos e coloridos, design moderno do mobiliário, equipamento tecnológico. A contrastar com a grandiosidade dos espaços, a simplicidade das pessoas. A Diretora recebeu o grupo na teacher lounge (espaço de socialização, uma vez que existem espaços de trabalho para todos os professores) com um simpático café acompanhado de especialidades finlandesas. De seguida pudemos observar algumas salas de aula, onde se sente um ambiente de descontração e motivação.
Compreendemos que a sociedade finlandesa promove uma cultura de bem estar, existindo mesmo nesta escola uma disciplina de well-being. Os finlandeses pretendem que tanto os alunos como os professores se sintam bem nas escolas. O mesmo pudemos observar relativamente a cuidados de saúde e cuidados com a terceira idade. Existe uma escola noturna associada a este Campus, onde os alunos têm mais de 80 anos.
O conforto e as condições oferecidos pelas escolas fazem com que os alunos se sintam em casa, podendo mesmo andar descalços, deixando os sapatos à porta das salas. As grandes janelas de vidro permitem estar sempre em contacto com a natureza que circunda muitas das escolas, protegidos do frio intenso que se faz sentir na rua.
Se a tudo isto acrescentarmos o nível económico da maioria dos finlandeses, não posso deixar de me questionar.... Será que o sucesso escolar dos alunos se prende apenas com o sistema de ensino? Ou será que esta política de bem estar que se vive na Finlândia é em parte responsável pelo sucesso educativo conseguido neste país?
Curiosidade: Na Finlândia existem cerca de 3 milhões de saunas.
O que há de melhor na Finlândia para combater o frio? Proponho uma sauna numa das cabines da roda gigante que se encontra no cais de Helsínquia. De seguida, nada melhor que um mergulho nas águas geladas do Báltico. Por 240 EUR podemos partilhar a cabine com 4 pessoas. Ou entäo, utilizar a cabine VIP acompanhada do melhor champagne por apenas 120EUR.
Laura Maria
Coordenadora da equipa do projeto SERS
Agrupamento de Escolas de Santo André











Sem comentários:

Enviar um comentário