segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Erasmus+ PTO+ - estágio em Berlim

Erasmus+ Projeto XPTO+ 

Notícias dos estágios:
O Erasmus sempre foi uma coisa que eu pensava que só iria ser capaz de fazer quando entrasse para a universidade e nunca antes, tanto que quando surgiu a oportunidade não perdi tempo e inscrevi-me logo e sinceramente foi uma das melhores decisões que tomei até agora.
Com esta oportunidade aprende-se muita coisa, desde novas línguas, culturas, conhece-se novas pessoas, a historia do pais onde estamos ou mesmo até sobre o pais dessas pessoas que conhecemos, é uma experiência totalmente nova, por mais que se viaje de ferias nunca será como isto, onde tem de se aprender a sobreviver dessas pessoas que conhecemos, no meu caso nunca pensei em ir a um campo de concentração e já fui, admito que ao inicio é difícil mas é só o inicio depois corre tudo bem.
Vantagem de ter casa em Berlim é que estamos mesmo no centro, perto de tudo e todos, desde atrações históricas como bares, museus, perto dos monumentos mais importantes da Alemanha, pode-se ir as comemorações deles tais como o Oktoberfest ou o Dia da Unificação Alemã.
Em relação ao estagio ao inicio foi um bocado atribulado já que fui para um sitio onde não tinham trabalho na minha area entao falei com o Stefano e mudei para outra empresa, onde fui bastante bem acolhida, não digo que tudo foi um mar de rosas porque não foi mas é com essas coisas que se aprende e se vê o quanto se aguenta a pressão e assim porque ao mesmo tempo temos colegas que nos apoiam e se preocupam como temos outros que não nos ligam nenhuma.
A língua... Alemão não é nada fácil, mas com o tempo aprende-se, habitua-se e integra-se tanto que cheguei a um ponto que já me ia desencerrando a pedir coisas só em alemão sem ter de recorrer ao inglês o que dá uma grande sensação de orgulho.
Diana Vaz
Berlim





Sem comentários:

Enviar um comentário