terça-feira, 15 de novembro de 2016

PROGRAMA ESCOLAS BILINGUES

PROGRAMA ESCOLAS BILINGUES
BILINGUAL SCHOOLS PROGRAMME
Dando seguimento às recomendações da Comissão Europeia relativamente à aprendizagem precoce de línguas estrangeiras e com o apoio da Direção Geral de Educação (DGE) e do British Council (BC) iniciou-se no ano letivo de 2016/2017 a implementação do ensino bilingue em Inglês nas quatro salas de educação pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Santo André.
OBJETIVOS
Sensibilizar as crianças da educação pré-escolar para a aprendizagem do Inglês, numa perspetiva natural e integrada nas rotinas diárias do jardim de infância, tendo em conta as áreas de conteúdo previstas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.
Promover uma educação inclusiva e intercultural.
ENSINO BILINGUE…
O que é?
A aprendizagem integrada de conteúdos curriculares e língua, oferecida através do ensino bilingue, tem sido desde há largos anos recomendada pela Comissão Europeia como uma das formas mais eficazes de aprendizagem de uma língua estrangeira.
As crianças têm oportunidade de contactar com a língua estrangeira precocemente, sem ter de aguardar por uma oportunidade futura para o fazer e estarão expostas à língua estrangeira, integrada nas atividades curriculares do jardim de infância.
Assim, as crianças irão desenvolver não só uma aprendizagem significativa e motivadora, face ao desafio que constitui aprender conteúdos curriculares numa língua estrangeira, mas também uma aprendizagem inclusiva e intercultural, face ao conhecimento que vão adquirindo da língua e cultura do outro, ao longo do seu desenvolvimento pessoal e do seu percurso educativo como cidadãos portugueses e europeus.
Laura Maria
Coordenadora da equipa PEBI




Sem comentários:

Enviar um comentário