quarta-feira, 31 de maio de 2017

Erasmus+ KA1 - Projeto «Speak English, Reach Success» - Itália

No âmbito do programa Erasmus+ KA1, projeto ”SPEAK ENGLISH,REACH SUCCESS ! “, duas educadoras do nosso Agrupamento, estiveram em Arezzo, Itália , de 1 a 5 de Maio do corrente ano para participar na atividade de Job-Shadowing.

Sendo Itália um país pioneiro e com vasta experiência na implementação da metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), as docentes tiveram oportunidade de observar as boas práticas em CLIL no Istituto Aliotti, , nomeadamente no jardim de Infância e na escola primária :
Assistiram a aulas em inglês sobre Frutas e Vegetais, sobre Animais e as suas partes do Corpo, e a aulas de Inglês como preparação para os exames do Cambridge.
Tomaram notas e questionaram sobre metodologias e estratégias.
Interagiram com as crianças e com as professoras dos diferentes anos.
Paralelamente houve intensa partilha entre as docentes portuguesas, a professora de Inglês e a Diretora do Instituto sobre os sistemas de ensino dos 2 países e suas diferenças e semelhanças.

O local onde decorreu esta atividade, a cidade de Arezzo fica situada na região da Toscânia, no centro de Itália, a uma hora de comboio de Florença.
Rica em praças, monumentos e museus é uma cidade com um centro histórico repleto de traços medievais destacando entre outros: a Piazza Grande, o Logge del Vasari , o maior edifício renascentista da cidade ,a Catedral , a Igreja de Santa Maria , a Basilíca de S.Francisco e a Fortaleza da Cidade.
Uma característica da cidade é a sua Feira de antiguidades. No primeiro domingo do mês nos últimos 40 anos, a Piazza Grande e ruas próximas são preenchidas com uma enorme feira de antiguidades, onde aparece de tudo, desde móveis a jóias, e chega a atrair até 20.000 pessoas.
Profícua em antiquários e ourivesarias e pequenas lojas onde se comercializam queijos e vinhos., Arezzo tem nos seus habitantes chamados de arentinos pessoas amáveis e disponíveis de grande hospitalidade.
Foi também em Arezzo que foram rodadas algumas cenas do conhecido filme “A Vida é bela “de Roberto Benigni.




Sem comentários:

Enviar um comentário