quinta-feira, 4 de maio de 2017

Projetos Erasmus+ - CLIL em Portsmouth









Ao fim de uma semana de trabalho em Portsmouth, Reino Unido, (de 25 de março a 2 de abril), no âmbito do Projeto KA1, Speak English, Reach Success (SERS)- CLIL, Arts and Science, tendo sido formado dois grandes grupos de trabalho de acordo com a área disciplinar de artes ou de Ciências. Estamos de novo no AESA e o balanço das sessões de trabalho, e de toda a restante experiência, é bastante positivo. Foram vários dias de aprendizagem de métodos e ideias inovadoras para implementar junto dos nossos alunos.
Os formadores Diana Hicks e Graham Workman promoveram sessões de trabalho muito interessantes e de caráter essencialmente prático, com metodologias bastante atuais.
Dos dois grupos de trabalho fizeram parte professores provenientes de vários países europeus, nomeadamente: Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Itália, República Checa, Eslováquia e Noruega.
O nosso Agrupamento foi representado por duas professoras de Inglês, uma professora de Artes e uma professora de Biologia/Geologia, que, no próximo ano letivo, irão implementar a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning) em várias turmas do ensino secundário, promovendo não só o desenvolvimento da comunicação numa segunda língua mas também aplicando metodologias de ensino-aprendizagem dinâmicas, estimulantes e promotoras de desenvolvimento educativo.
O local da formação decorreu na cidade de Portsmouth, situada no sul de Inglaterra, como cidade portuária que é, tem uma dinâmica muito própria e vários pontos de interesse. As docentes participantes na formação puderam visitar os locais mais emblemáticos, tais como a Emirates Spinnaker Tower, edifícios históricos relacionados com a presença de Lord Nelson, os seus marinheiros e a tradição marítima e ainda várias fachadas de edifícios que marcam toda a história da cidade. Foi mencionada, numa das caminhadas a presença de Catarina de Bragança, rainha consorte dos Reinos de Inglaterra, Escócia e Irlanda, de 1662 a 1685, que ali desembarcou, ida de Portugal, e casou com o rei Carlos II, e que ficará para sempre a responsável pela introdução, em Inglaterra, do hábito de beber chá. Como curiosidade, a cidade de Portsmouth chegou a ter em funcionamento perto de 700 pubs que acolhiam os inúmeros marinheiros que atracavam naquele local. Hoje regista-se a presença de cerca de uma centena de pubs e ainda a presença de uma base naval importante da Royal Navy e do acolhimento dos barcos das grandes regatas internacionais, tal como a Volvo Ocean Race.


As docentes: Célia Branco, Graça Bernardino, Leonor Marques e Rosário Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário